Prazeres da mesa

Rota do Pão

A melhor baguete de Paris de 2012, por Rogerio Shimura

Por: | 19.mar.2012

Uma pequena boulangerie encravada na rue des Abbesses, 6, em Montmartre e seu mestre padeiro foram considerados, em 2012, os melhores de Paris. E foi nela, a Boulagerie Au Levain D´Antan, que fomos muito bem recebidos pelo padeiro artesão Sr. Pascal Barillon, que foi premiado pelo fabrico da melhor baguete da Cidade Luz. Título que lhe deu o direito de  fornecer os pães até para o Palácio do Eliseu, sede do governo francês.


O nosso grupo foi convidado pelo próprio Barillon para uma visita técnica, exclusiva na sua área de produção. Assim, nos organizamos em grupos menores de 15 pessoas, já que apesar de sua área de produção ser pequena, ele consegue produzir mil baguetes por dia.

Sempre muito simpático e solícito, monsieur Barillon nos apresentou sua padaria e nos mostrou o silo no qual armazena 1,2 toneladas de farinha de trigo. Em seguida, explicou com detalhes como são feitas suas famosas baguetes e ainda fez questão de que alguns profissionais de nosso grupo colocassem a mão na massa.

Após um tour pela boulangerie, fomos todos a um café ao lado da padaria e lá o mestre respondeu à várias perguntas de padeiros e confeiteiros de nosso grupo. Barillon destacou a importância da fermentação longa para se obter o melhor sabor do trigo. E discorreu sobre as diversas técnicas que utiliza para que a sua baguete seja mais aerada e com a casca mais fina que as tradicionais encontradas em Paris.

Após essa tarde de grande aprendizado, pausa para uma foto ao lado desse grande mestre padeiro. Ele fez questão de buscar sua taça e fez um brinde conosco em alusão ao seu prêmio!

Agradecemos Monsieur Pascal Barillon e sua equipe por ter nos recebido com tanto carinho e, pacientemente, ter respondido a todas as nossas perguntas. Como um grande chef e professor, sem medo de ensinar suas técnicas!

 

Matérias Relacionadas