Prazeres da mesa

Notícias

A vez do queijo paulista

Projeto que tem como objetivo difundir as principais queijarias artesanais do estado cria mapa, manifesto e festival gastronômico

Por: Prazeres Da Mesa | 31.aug.2017

Da Redação 

Fotos Lucas Terribili/ Divulgação 

Aquela história de que só Minas Gerais produz queijo bom ficou no passado. São Paulo também tem ótimos produtos e de diversos tipos, de frescos a curados, feitos de leites de vacas, ovelhas, búfala, cabra, entre outros. Resumindo, tem para todos os gostos e com o intuito de fomentar a produção queijeira no estado surgiu o Caminho do Queijo Artesanal Paulista.

O projeto que visa à criação de um selo de qualidade para identificar os queijos paulistas de boa procedência conta coma participação de dez queijarias artesanais. São elas: Capril do Bosque, de Joanópolis; Estância Silvania, de Caçapava; Fazenda Atalaia, de Amparo; Fazenda Dona Carolina, de Porangaba; Fazenda Santa Helena, de Jacupiranga; Fazenda Santa Luzia, de Itapetininga; Laticínio Artesanal Montezuma, de São João da Boa Vista; Leiteria Santa Paula, de São José do Rio Pardo; Pardinho Artesanal, de Pardinho; e Queijaria Rima, de Porto Feliz.

Idealizado pela agência Coentro Comunica com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, o Caminho do Queijo Artesanal Paulista criou um mapa que identifica as queijarias participantes e um manifesto de valorização dos queijos paulistas.

O lançamento oficial do projeto acontece no dia 3, na Casa Samambaia e contará com a presença de todos os produtores além da participação de convidados como Izabela Tavares, Mbee, Deli Garage, Cervejaria Júpiter e Vino Beato.

E, tem mais. De 1 a 17 de setembro mais de 30 bares e restaurantes da capital participam do festival do Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Cada restaurante incluirá no cardápio um prato que leva um dos queijos produzidos em São Paulo. Marcam presença: A Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Bona, Bullguer, Câmara Fria, Carlos Pizza, Cateto, Clos, Comedoria Gonzáles, Conceição Discos, Enoteca Saint VinSaint, Esquina Mocotó, Etto, Firin Salonu, Gardênia, Guarita Bar, Jacarandá, Josephine, Lá da Venda, La Frontera, Le Jazz, Lira Bar e Empório, Mercedes, Mesa3café, Ovo e Uva, Piccolo, Piselli, Quitandoca, Spadaccino, Tavares e Tuju.

Para saber mais do projeto e do festival acesse o site caminhodoqueijopaulista.com

Fotos Caminho do Queijo

Matérias Relacionadas