Prazeres da mesa

Melhores Cartas de Bebidas, Melhores do Ano, Mundo Mesa, Notícias

AS MELHORES CARTAS DE BEBIDAS

Pelo segundo ano consecutivo, elegemos as melhores cartas de bebidas do Brasil. No total, tivemos 83 inscrições e, dessas, apresentamos as 25 que merecem destaque

Por: Prazeres Da Mesa | 19.jun.2017

Da redação
Fotos: divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, elegemos as melhores cartas de bebidas do Brasil. São casas com ampla oferta de destilados e drinques clássicos ou modernos, elaborados por bartenders que fazem alquimias incríveis. Eles se renovam e criam os próprios bitters, xaropes, vermutes e infusões das mais variadas. No total, tivemos 83 inscrições e, dessas, apresentamos as 25 que merecem destaque.

BARTENDER DO ANO

MÁRCIO SILVA, GUILHOTINA BAR
Não é de hoje que Márcio Silva agita a coquetelaria brasileira. O bartender, que tem formação pela Universidade de Málaga, na Espanha, e que passou por uma grande e enriquecedora temporada em Londres, aprendeu ao lado de grandes mestres na Europa os segredos da mixologia. Voltou ao Brasil em 2009, quando participou da inauguração do SubAstor, em São Paulo, e chamou a atenção do público e da crítica pelo domínio na arte de criar equilibrados coquetéis. No ano passado, Márcio voltou a ser assunto ao inaugurar o Guilhotina Bar, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde serve drinques autorais, coquetéis clássicos e mantém um espaço na carta destinado ao gim & tônica e suas variações. Os xaropes e licores são, na maioria, produzidos pelo próprio Márcio, que, com isso dá o toque pessoal aos drinques. Ele atua também como bartender consultor, dá palestras sobre hospitalidade na coquetelaria e participa da organização de importantes competições do setor. Por sua dedicação ao desenvolvimento da coquetelaria no país e pelo domínio das técnicas de mixologia, Márcio Silva é o Bartender do Ano de 2017, eleito pelo voto direto de outros profissionais da área.

Marcio Silva - Bartender - Foto Leo Feltran - 06/05/2016


MESTRE DA
COQUETELARIA

DERIVAN FERREIRA DE SOUZA, BAR NÚMERO
O grande vencedor da primeira edição do Mestre da Coquetelaria é o baiano Derivan Ferreira de Souza, um dos maiores especialistas do mundo das bebidas no país. Muitos dos jovens que brilham atualmente, em algum momento, se inspiraram em suas histórias e drinques. A carreira de Derivan começou cedo. O interesse pela coquetelaria surgiu ainda na juventude. Virou realmente profissão quando se mudou para São Paulo. Durante a carreira, representou o Brasil em diversas competições internacionais e foi um dos maiores defensores para que nossa caipirinha fosse registrada como bem material do país, evitando que sua nacionalidade e receita fossem surrupiadas. É autor dos livros Manual Prático de Bar e A Coquetelaria ao Alcance de Todos.


Derivan de Souza - Créditos Antonio Rodrigues ok

ANALÂNDIA, SP

CACHAÇARIA MACAÚVA
A carta com 39 cachaças é o grande diferencial da casa comandada por Milton Lima, um apaixonado pelo assunto. Suas instalações e o serviço valem a viagem para essa linda cidade do interior de São Paulo. Entre os rótulos, a Cachaça Cabaré, em Mirassol, interior de São Paulo; a mineira Claudionor, de Januária; a baiana Poço de Pedra; e a Cachaça da Tulha, de Mococa. Os drinques da casa são feitos pelo barman Marlon Oliveira.

Rua H, 61, tel. (11) 98124-6979.

BRASÍLIA, DF

UNIVERSAL DINER
O barman Alex Ferreira da Silva comanda o bar de uma das casas mais agitadas do Brasil. O restaurante da chef Mara Alcamim esbanja alto-astral, bebidas variadas e comida deliciosa, bem executada e cheia de sabor. Os drinques se dividem entre clássicos e contemporâneos. Desde sempre, o bloody mary e o gin mule são pedidas certeiras.

SCLS 210 Sul Bloco C Loja 18, Asa Sul, tel. (61) 3443-2089.

CURITIBA, PR

SALA TAPII’TEA, RESTAURANTE ARMAZÉM SANTO ANTÓNIO
O bar e o restaurante ocupam um casarão de 1847. No comando do bar está o bartender Rogério Rabbit, incansável pesquisador do universo das boas bebidas e de suas combinações. Ele aposta atualmente nos mates e em produtos de pequenos produtores da região. No dia a dia, sua produção inclui infusões de mate quente e gelado e, mensalmente, de licores de pinhão, mimosa e limão-rosa.

Rua Solimões, 344, tel. (41) 3077-5505.

SÃO PAULO, SP

ADEGA SANTIAGO
Comandadas pelo empresário Luis Felipe Moraes, as três unidades na capital paulista são especializadas nas receitas da Península Ibérica. Seus barmen trabalham em conjunto e produzem infusões, como o xarope de gengibre, infusão de pimenta-rosa em vodca e negroni envelhecido. Outro diferencial é o uso de frutas frescas, o que resulta em drinques mais frescos e complexos.

Confira os endereços em adegasantiago.com.br

AMBAR CERVEJAS ARTESANAIS
Famosa por sua carta de cervejas artesanais e as 15 torneiras de chope rotativas, a casa também brilha nos drinques e nos destilados. Fazem ali algumas infusões, como a de gengibre e capim-limão, e contam com boa seleção de gins e de outros destilados. Para acompanhar, deliciosos bolinhos de carne.

Rua Cunha Gago, 129, tel. (11) 3031-1274

ASTOR
Esse é um dos bares mais bacanas da cidade, com clima de boemia, boa comida e excelência nas bebidas, com casa na capital paulista e no Rio de Janeiro. Além de grande quantidade de destilados, tem uma completa lista de drinques, dos clássicos às criações modernas, muitas vezes com infusões feitas na casa, como a de gim com chá de tangerina ou de limão-siciliano com gengibre. Aliás, os drinques com gim são as melhores pedidas.

Rua Delfina, 163, tel. (11) 3815-1364

BRASSERIE DES ARTS
Um dos lugares mais gostosos para apreciar um bom coquetel. No comando das coqueteleiras está o barman Felipe Rara, profissional dos mais capacitados, que prepara infusões com gelo, xaropes e sodas, entre outros produtos. A oferta reúne 89 rótulos de destilados e de fermentados. Alguns drinques fazem homenagem a personalidades da gastronomia, caso do classic Bocuse (gim, St. Germain, sour e violeta), para o chef Paul Bocuse; e bravo Adrià (gim, rosas com ervas finas e vermute branco enriquecido com especiarias), para Ferran Adrià.

Rua Padre João Manuel, 1231, tel. (11) 3061-3326

GUARITA
O bartender Jean Ponce comanda as coqueteleiras desse animado bar paulista. Os drinques são divididos em autorais e clássicos. No primeiro, destacam-se o 77 (gim, botânicos e calda de camomila) e o in bocca al lupo (Noilly Pratt, vermute branco e lima-da-pérsia). Nos clássicos, o bom e velho bloody mary, com suco de tomate rústico e lascas de grana padano, merece ser degustado.

Rua Simão Alvares, 952, tel. (11) 3360-3651.

GUILHOTINA
Esse é o bar de Márcio Silva, eleito o bartender do ano de 2017 (leia o quadro). Entre os seus diferenciais estão os 21 tipos de infusão e a carta com 183 rótulos. São várias cachaças, runs e gins de diversas nacionalidades. A carta de drinques é pequena, mas muito bem montada e diversificada.

Rua Costa Carvalho, 84, tel. (11) 3031-0955

IMG_2267

MORI OHTA SUSHI
Essa tradicional casa de culinária japonesa investiu com estilo em uma instigante carta de drinques e em grande variedade de bebidas destiladas, cervejas e vinhos. Destacam-se o bloody mary, um dos melhores da cidade, feito com vodca importada, mix do Jack e um segredinho do bartender Paulo Ravelli; o britannia, com gim, folhas de shiso e maçã verde; e o oxum, cachaça, licor, laranja-kinkan, maracujá e folhas de louro.

Rua da Consolação, 3610, tel. (11) 3898-2977

NÚMERO
Mestre Derivan de Souza (leia o quadro), um dos profissionais mais competentes do setor no Brasil, comanda esse bar, que conta com ampla carta de bebidas, de variados tipos e procedências. São preparados artesanalmente ingredientes, como o mix de maçã verde, pêssego e maracujá e o vermute provençal. Além da carta fixa, oferece sempre coquetéis autorais e especiais, como o de single maltes.

Rua da Consolação, 3585, Jardins, tel. (11) 3061-3995

PEPPINO BAR
Uma das boas novidades de 2017, conta com a parceria do chef Rodolfo de Santis e do barman Fabio La Pietra. A criatividade de Fabio, eleito Bartender do Ano de 2016, resulta em preparos como os licores de tabaco e de semente de cumaru, além de drinques com muito frescor.

Rua João Cachoeira, 175, tel. (11) 99466-5952

RIVIERA BAR E RESTAURANTE
O bar é comandado por Kennedy Nascimento, um dos profissionais mais qualificados do mercado. Sua carta é bem completa, com boa variedade de cachaças, vodcas e uísques. Prepara xaropes diversos para os drinques e ginger ale. Outro ponto forte é o resgate de drinques clássicos da boemia paulista, caso do rabo de galo e da maria-mole.

Av. Paulista, 2584, tel. (11) 3258-1268

ROTA DO ACARAJÉ
São 1.014 rótulos de cachaça na carta, 40 drinques no estilo caipirinha e mais 45 que entram na categoria de especiais, com licores e outras bebidas. Tudo escoltando a boa comida baiana, com cardápio completo de pratos clássicos e petiscos variados.

Rua Martim Francisco, 529, tel. (11) 3668-6222

SUBASTOR
O bartender Rogério Frajola é o responsável pelos drinques desse aclamado bar de São Paulo. Ele trabalha bem com as vodcas, com infusão de hibisco, lúpulo e capim-santo. Clássicos como o negroni são feitos com perfeição.

Rua Delfina, 163, tel. (11) 3815-1364

TABERNA 474
Do mesmo grupo da Adega Santiago. Faz angostura de laranja e de Pernod e envelhece bebidas como o negroni, brandy de Jerez e Jerez amontillado, que combinam perfeitamente com a cozinha ibérica da casa. Seus drinques clássicos, com o bloody mary e o negroni old, envelhecido por seis semanas, estão entre os melhores da cidade.

Rua Maria Carolina, 474, tel. (11) 3062-7098

prazeres da mesa_cachaça_Bob

TONTON
A casa do chef Gustavo San Juan Rozzino se destaca pela boa culinária e pela excelente carta de drinques. Boas apostas são os coquetéis clássicos, como o old fashioned e o manhattan, mas o uísque com infusão de maçã é bem sério e pedida obrigatória.

Rua Caconde, 132, tel. (11) 2597-6168

VERISSIMO BAR
Sua carta de drinques acabou de ser remodelada com a chegada do barman Marcelo Serrano, craque da coquetelaria, que consegue dar complexidade aos drinques, mas sempre mantendo equilíbrio e frescor. Oferta de 35 rótulos de destilados e preparos especiais, como o negroni envelhecido em barril de carvalho e a vodca com infusão de capim-santo.

Rua Flórida, 1488, tel. (11) 5506-6748

RIO DE JANEIRO, RJ

ASTOR
Esse é um dos bares mais bacanas da cidade, com clima de boemia, boa comida e excelência nas bebidas, com casa na capital carioca e também em São Paulo. Além de grande quantidade de destilados, tem uma completa lista de drinques, dos clássicos às criações modernas, muitas vezes com infusões feitas na casa, como a de gim com chá de tangerina ou de limão-siciliano com gengibre. Aliás, os drinques com gim são as melhores pedidas.

Av. Vieira Souto, 106/110, tel. (21) 2523-0085

BAR DOS DESCASADOS
Instalado em um charmoso espaço dentro do Hotel Santa Teresa, no bairro de mesmo nome, esse é um dos melhores bares do Rio de Janeiro. Tem preparos artesanais, como vodca com infusão de pipoca, espuma de melaço de cana e xarope de gengibre. Seus drinques contam histórias, caso do cine santa, homenagem ao cinema do bairro, que tem a vodca como seu ingrediente principal; e o 660, que remete ao Brasil colônia e leva cachaça e café.

Rua Almirante Alexandrino, 660, tel. (21) 3380-0265

CANTÔ GASTRÔ & LOUNGE
O bar do hotel Gran Hyatt tem no comando os bartenders Gabriel Martins, Matheus Faceira, Thiago Nascimento e Isabelle Vieira. Além de grande variedade de destilados, principalmente de uísques, preparam seus xaropes, bitters e essências. A carta de drinques vive em constante mudança, privilegiando produtos frescos e da época.

Av. Lúcio Costa, 9600, tel. (21) 3797-9524

MEZA BAR
Comandado por uma equipe, o bar é um dos mais vibrantes do Rio de Janeiro, graças à boa oferta de destilados, vinhos e cervejas e também pela produção artesanal de xaropes, como o de gengibre e de pimenta- -dedo-de-moça, chás variados, espuma de mel e de gengibre. O resultado são drinques como o tupi or not? com gim, infusão de jambu, limão-siciliano e xarope de açúcar. De quebra, está instalado em um charmoso casarão.

Rua Capitão Salomão, 69, tel. (21) 3239-1951

MR. LAM
O bartender Thiago Teixeira da Silva é outro estudioso do assunto e faz o bar ser destaque nessa casa de rica culinária oriental. Entre suas preparações estão os xaropes de maracujá com pimenta e o de gengibre; espumas de yuzu com gengibre; e de Coca-Cola. Os drinques lord GT (gim com infusão de chá de hibiscos, suco de laranja, água tônica especial, e bitter de laranja) e o olin martini (vodca de pera, abacaxi, uva e hortelã) são boas pedidas.

Rua Maria Angélica, 21, tel. (21) 2286-6661

NOSSO ENTRETENIMENTO SUSTENTÁVEL
Não se assuste com o nome, essa casa merece sua visita, pelo ambiente bem decorado e acolhedor, mas também pelos bons drinques feitos pelo barman Tai Barbin. O profissional prepara bitter diferentes, como o de charuto e o de canela com banana. Nos drinques, aposta no rum como ingrediente principal, ocupando 60% de seu cardápio. De quebra, cinco coquetéis são envelhecidos em barris.

Rua Maria Quitéria, 91, tel. (21) 99619-0099 

SUBASTOR
Drinques inovadores são o forte dessa casa, que segue o mesmo modelo da unidade de São Paulo, com ambiente underground, no melhor estilo da boemia do século passado. O pearl drive (com rum e cítricos) e o ziggy sour (gim e vermute com cítricos) são boas pedidas.

Av. Vieira Souto, 106, tel. (21) 2523-0085

 

 

Matérias Relacionadas