Prazeres da mesa

Reportagem, Viagens

Atenção freguesia: é época de manga

Essa fruta, que nasceu na Ásia, percorreu o mundo e adaptou-se bem ao clima brasileiro; é aliada da saúde e um ingrediente versátil na gastronomia

Por: Prazeres Da Mesa | 16.nov.2010

Por Bianca Marchetti
Fotos Ricardo D’Angelo
Produção Cristina Esquilante

Da Índia para Portugal e de lá para o resto do mundo. A manga viajou os quatro cantos da Terra e adaptou-se em países de clima tropical, como o Brasil. Seu caminho foi trilhado pelas caravelas portuguesas – naquela época em que se trocavam especiarias nos mercados.

Durante muito tempo, a fruta foi consumida ao natural. Porém, influências de outros povos, têm feito da manga a estrela de muitos pratos. O chef Junior Messa, do Ban Kao, no bairro paulistano do Itaim Bibi, utiliza sua referencia oriental para compor criações como o peixe empanado com coco ralado – ingrediente típico brasileiro – servido com coulis de manga e curry indiano.

A escolha das combinações é essencial. Peixes, frutos do mar e peito de peru combinam muito bem com a fruta, por serem leves e suaves. No restaurante Ají, localizado no Jardim Paulista, na capital, o chef Checho Gonzáles combina manga grelhada com camarões salteados, cobertos com calda de cacau. A chef Eliane Carvalho, do Brie Restô, nos Jardins, também em São Paulo, é outro que aposta na combinação da fruta com carnes brancas. Mas, um segredo faz toda a diferença: “O meu é o chutney. Combino este curinga com um folhado de camarão e até com saladas”.

Muito além do sabor, a manga é uma aliada da saúde. Por sua alta quantidade de ferro, é indicada para auxiliar tratamento de anemias e, para mulheres grávidas ou em período menstrual. Sua grande concentração de potássio também é um atraente para quem sofre de câimbras, estresse e problemas cardíacos. Na Índia, onde ela é a fruta nacional, acredita-se que suas propriedades são capazes de estancar hemorragias, fortalecer o coração e trazer benefícios ao cérebro.

Para escolher a manga madura, aperte com os dedos: ela deve estar macia, mas a casca não pode se romper pela pressão. Atenção também para rachaduras, tons cinza ou manchas escuras: a fruta própria para o consumo não deve apresentar essas características. E, ao descascar, consuma imediatamente. Na geladeira, a fruta perde textura e desidrata.

Informações nutricionais
A manga é rica em vitamina A, C e do Complexo B, o que a torna um excelente antioxidante. Possui grande quantidade de ferro, recomendado para tratamentos contra anemia; e fibras, responsáveis pelo trato intestinal.

Fonte: Departamento de Nutrição Natural da Terra

Salada VietnamitaSalada Vietnamita
2 porções

350 g de camarão-rosa
200 g de manga Haden
150 g de pepino japonês
150 g de cenoura
150 g de abobrinha
100 g de amendoim sem casca
30 g de salsinha picada
160 ml de azeite
80 ml de shoyu
3 unidades de pimenta-dedo-de moça

Modo de preparo
1. Corte a manga, o pepino, a cenoura e a abobrinha em tiras bem finas. 2. Salteie a cenoura e a abobrinha no azeite até que fiquem macias. Reserve. 3. Grelhe os camarões no azeite até que fiquem levemente dourados. 4. Misture todos os legumes com o amendoim. 5. Regue o shoyu e o azeite e adicione os camarões grelhados. 6. Finalize com a pimenta-dedo-de-moça e a salsinha. Sirva gelada.

Compota de manga com frutas vermelhas e sorvete de cremeCompota de manga com frutas vermelhas e sorvete de creme
2 porções

150 g de framboesa congelada
150 g de amoras congeladas
150 g de morangos frescos
100 g de açúcar
15 g de manteiga sem sal
10 g de cardamomo
50 ml de vinho do Porto
2 mangas Haden
Sorvete de creme e sal a gosto

Modo de preparo
1.Corte as mangas e os morangos em fatias finas. 2. Em uma frigideira em fogo baixo, derreta o açúcar e, quando o líquido estiver transparente, adicione as fatias de manga e as frutas vermelhas; deixe cozinhar por 8 minutos ou até que as frutas fiquem macias. 3. Adicione o vinho do Porto e cozinhe por mais 5 minutos. 4. Acrescente o cardamomo. 5. Deixe esfriar por 5 minutos e sirva sobre o sorvete de creme.

Receitas da chef Luciana Bonamico, do Natural da Terra

Matérias Relacionadas

Os comentários estão fechados.