Prazeres da mesa

Notícias

Bon appétit

Evento Goût de/Good France celebra a gastronomia francesa com jantares em restaurantes pelos quatro cantos do mundo

Por: Prazeres Da Mesa | 17.mar.2017

Da redação
Fotos Ana Morena Gomes e Pierre Monetta/ divulgação

O maior evento de cozinha francesa do mundo está de volta. O Goût de/Good France, já na terceira edição, reúne este ano mais de 2.000 chefs de dentro e fora da França para preparar um jantar no dia 21 de março com iguarias e receitas da França.

Alguns dos restaurantes que participam dessa festa, está o Le Meurice, do chef Alain Ducasse e localizado em Paris. A casa oferece pratos como langoustine; caviar; e pâté quente de guiné e foie gras por 380 euros o menu sem bebidas ou 500 euros, com harmonização de vinhos.

O restaurante Le Dalí, também comandado pelo chef francês, participa com carpaccio de vieiras marinhas e caviar de limão; ravióli de lagosta; e bife de carne bovina assado, suco trufado e pommes souflées, por 120 euros sem bebidas ou 205 euros com vinhos.

01/12

No Brasil, as casas Le Vin Bistrô em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entram na comemoração com os preparos de canapés de salmão e filé; filé mignon grelhado ao molho de pimenta verde; e ovos nevados ou crème brulée para a sobremesa. O valor do menu é de 98 reais por pessoa.

O chef Leandro Nunes, do restaurante brasiliense Jambu, aproveita o festival para apresentar preparos com sabores e técnicas que herdou de sua formação na França. O jantar, a 130 reais, serve cinco pratos: amuse bouche; terrine de vegetais da Provença, peixe defumado e aioli de ervas; canon de cordeiro ao molho do diabo com batatas maxim e picles de cebola.

O sorbet de abacaxi com espuma de gengibre chega como pré-sobremesa, para limpar o paladar antes da marquise de chocolate com frutas vermelhas, merengue perfumado com hibisco e molho de mel e hibisco.

Unindo sabores argentinos e franceses, o restaurante Ancho Bistrô de Fogo, da chef Renata Carvalho, participa pela primeira vez do Goût de/Good France com um menu de cinco etapas, servido a 180 reais por pessoa. O jantar do dia 21 de março inclui consommé de cogumelos; vieiras ao perfume de trufas; beef bourguignon com polenta defumada; seleção de queijos; e bomba de chocolate com ganache.

A lista dos restaurantes participantes pode ser encontrada no site do evento onde também é possível assistir entrevistas com os principais chefs de cozinha das edições anteriores.

Le Meurice
228 Rue de Rivoli, 75001, tel. (+33) 1 58 00 21 20, Paris, França; www.alain-ducasse.com

Le Dalí
Le Meurice, Hôtel Le Meurice, 228 Rue de Rivoli, 75001, tel. (+33) 1 44 58 10 44, Paris, França; www.alain-ducasse.com

Le Vin
Diversas unidades, confira no site www.levin.com.br

Jambu
Rua dos conselheiros Lt 02, Vila Planalto, tel. (61) 3081-0900, Brasília, DF.

Ancho Bistrô de Fogo
CLS 306 Sul, Bloco C, Loja 28, Asa Sul, tel. (61) 3244-7125, Brasília, DF.

Matérias Relacionadas