Prazeres da mesa

Rota do Pão

Bruges - rendas, cervejas e chocolates, por Rogerio Shimura

Por: | 22.mar.2012

Fizemos uma pausa no nosso tour por Paris, na França, e fomos para o município chocolateiro de Bruges, na Bélgica. Essa encantadora cidade medieval fica na província de Flandes e parece retirada de contos de fada, graças à sua arquitetura típica. Também conhecida como Veneza do Norte por causa de seus inúmeros canais, já foi importante entreposto comercial. Em 1227, o primeiro barco mercante partiu de Gênova e atracou no porto de Bruges, o primeiro da rota mercantil que  a principal conexão com o comércio do Mediterrâneo.

Este desenvolvimento fez da cidade um centro comercial e industrial muito próspero e que teve seu declínio a partir de 1500, com a obstrução dos seus canais. Do seu rico antepassado têxtil, a cidade hoje comercializa belas rendas, como esse mapa da cidade em renda numa de suas praças.


Também famosa por suas cervejas, tivemos a oportunidade de degustar ali mais de 200 tipos de cervejas, de várias regiões do país e de diferentes teores alcoólicos.

Suas tradicionais lojas de chocolates artesanais também encantam a todos os turistas. E, em cada uma delas, nos deliciamos com muitos doces e chocolates.


Já que estamos em plena Páscoa, nada melhor do que essa pacata cidade, na qual parece sempre ser essa época festiva dos chocolates. Aqui, representados não somente por ovos e coelhos, mas por todos os animais e em delicados trabalhos em chocolate, que enfeitam com beleza suas vitrines.

E por tudo isso, Bruges encantou a todos do nosso grupo que tiveram ali uma importante fonte de inspiração.

 

Matérias Relacionadas