Prazeres da mesa

Reportagem

Caseirice profissional

Paula Franco criou um complemento para incentivar os filhos a consumir saladas que foi parar nas gôndolas dos empórios paulistas

Por: Prazeres Da Mesa | 12.jan.2016

Por Isabel Raia
Fotos Elisa Correa

Ser saudável e fazer boas escolhas na cozinha começa ainda na infância, quando o gosto está em desenvolvimento. Porém, nem sempre é fácil fazer com que as crianças resistam às gorduras e optem por saladas. Paula Franco lutava diariamente para que seus filhos se tornassem adeptos a folhas verdes, legumes e verduras. “Percebi que, quando colocávamos complementos crocantes na salada, as crianças comiam. Então, comecei a trazer toppings de fora do país. Entretanto, sempre que eles acabavam, eu tinha de esperar até a próxima viagem para comprá-los de novo”, diz.

Assim, Paula decidiu reproduzir as receitas em casa. Comprou diferentes cereais e sementes e, com a ajuda da funcionária Cleide Pinto, começou a criar o que se tornou a Miss Croc, produto que visa dar crocância a diferentes preparos de maneira saudável. “Começamos a inventar em nossa cozinha, e os amigos pediam para levar um pouco para casa. Com o tempo, passaram a pedir para fazer mais quando o deles terminava e nós sempre o enviávamos em embalagens bonitas.”

Produtos Miss Croc

Produtos Miss Croc

Observando o trabalho da irmã, João Carlstron passou a incentivar a transformação da ideia em negócio. E, assim como a receita, o nome surgiu em família. “Queríamos algo que falasse sobre ser crocante e colocamos o ‘croc’, mas ainda faltava algo e surgiu a ideia do ‘miss’”, diz Paula. Com alguns clientes já cativos, ela logo ocupou as gôndolas dos empórios e hoje comercializa 4.000 garrafinhas por mês, em diferentes endereços de São Paulo.

Por enquanto, são oito opções: tradicional, pesto, lemon pepper, curry, bacon, mostarda e mel, parmesão e cebola. Mas, em breve, duas novidades deverão ser lançadas:  crocantes de coco e de banana. A embalagem com toques lúdicos é mais uma forma de atrair as crianças e, por que não?, os adultos, e inclui uma etiqueta com sugestões de harmonização.

O tradicional, por exemplo, é feito com sementes de abóbora e de girassol, gergelim-preto e flocos de milho e arroz – e pode ser usado como complemento de receitas doces e salgadas, que vão desde saladas a sopas e farofas, ou mesmo no iogurte no café da manhã. Outra boa sugestão de preparo é empanar peixes e frango com a mistura.

Os filhos de Paula cresceram – hoje têm 16 e 18 anos –, assim como o negócio, mas uma coisa não mudou: eles ainda colocam o produto onde a criatividade permite.

Confira sugestões de receitas com Miss Croc:

01/12

Receita arroz de pato
Receita salada de figo, presunto cru e brie

Matérias Relacionadas