Prazeres da mesa

Absolutamente Paris

O chef Yannick Alleno abre o Terroir Parisien, um bistrô que é sua cara – e a cara da cidade

Por: | 10.mar.2012

Assim como o chef, a nova casa é absolutamente parisiense: elegante, discreta e charmosa, e com estilo marcante. A novidade são suas criações e os produtos postos à venda – retratos do melhor de Paris.

Yannick é um dos chefs mais conhecidos da mídia francesa. Ele comanda as cozinhas do Le Meurice, um dos hotéis mais tradicionais de Paris, e do restaurante que funciona lá e possui três estrelas no Guia Michelin. Yannick ainda achou tempo para criar, em 2008, sua marca que em breve contará com 17 restaurantes, em seis países.

A inauguração do Terroir Parisien representa a realização de um projeto pessoal do chef Yannick. Ele queria um lugar onde as atrações fossem os produtos da região, como hortelã de Milly, aspargos d’Argenteuil, pêssegos de Montreuil, ou alcachofra de Paris.

Até chegar lá, no entanto, foram longos cinco anos. Nesse tempo, o chef pesquisou sobre os produtos da região parisiense, defendendo seus produtores e reabilitando os que estavam em extinção ou em decadência. Logo veio a fase da criação de receitas com esses ingredientes. Em seguida, Yannick instaurou o menu Terroir Parisien, servido no restaurante  Le Meurice, e lançou seu livro com o mesmo título, em 2010.

O novo bistrô é a perfeita homenagem ao terroir e à cuisine de Paris. Os pratos são tipicamente locais, grandes clássicos, aliando simplicidade e tradição. Exemplo: cavala ao vinho branco; ovos à la frou-frou; ou linguado gratinado com champinhons de Paris, porém revistos à la façon Alleno.

O bistrô tem capacidade para servir 74 pessoas, sendo 14 no bar. Abre todos os dias, a partir das 10 horas, e oferece brunch aos domingos. Os preços são camaradas, com pratos de 12 a 28 euros. A  decoração é contemporânea e minimalista. Um espaço de venda de produtos para “levar para comer em casa”, com uma vitrine de frios e de pâtisserie, encerra o passeio. 

Terroir Parisien
24, Rue Saint-Victor, Paris, (33) (0)1 44 31 54 54; reservations@bistrot-terroirparisien.fr 

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas