Prazeres da mesa

As novidades "de la rentrée" parisiense

Por: Prazeres Da Mesa | 4.feb.2015

Na França, aliás, na Europa, setembro é o mês “de la rentrée”, como dizem os franceses. É o fim das férias de verão, a volta às aulas, enfim, retoma-se a rotina. E a gastronomia da Cidade Luz fica cheia de novidades! Eis aqui três notícias fresquinhas.

Um cinco estrelas

O grupo asiático The Peninsula Hotels abriu no começo de agosto seu primeiro estabelecimento “tipo Palace” na Europa. Situado na Avenida Kléber, no luxuoso bairro do XVI  arrondissement, o Hotel Peninsula alia luxo, tradição e tecnologia. Construído em 1908, o anteriormente Hotel Majestic foi um endereço privilegiado da alta sociedade parisiense, que recebeu grandes nomes, como Proust, Picasso, Stravinsky e George Gershwin. Imponente e luxuoso, o hotel oferece o maior terraço coberto de Paris e uma deslumbrante cascata de flores, que decora o interior. Somente para a renovação da fachada foi necessária a intervenção de 20 restauradores especializados na reabilitação de monumentos históricos. Dos 200 quartos existentes, 34 são suítes e apenas cinco delas têm o benefício de um jardim privado, oferecendo aos hóspedes uma vista espetacular de Paris.

O Peninsula tem três restaurantes: o Lobby, que oferece cozinha tradicional francesa; o Lili, restaurante cantonês; e o restaurante francês L’Oiseau Blanc, que proporciona vista de 360 graus da cidade. Há ainda o Terrase Kléber, o Bar Kléber e o Lounge Kléber. Destaque para os chefs Julien Alvarez e Jean Edern Hurstel.

Hotel The Peninsula Paris – 19, Avenue Kléber 75016, tel. (00) 33 (0)1 58 12 28 88

Ledoyen, nova casa de alleno

Um ano e meio depois de ter partido do Hotel Le Meurice, Yannick Alleno passou a comandar recentemente a cozinha do Ledoyen, um dos restaurantes mais famosos de Paris! Considerado um chef empreendedor, Alleno também dirige o restaurante do Hotel Cheval Blanc, em Courchevel, dois bistrôs de luxo, os “Terroir Parisien”, além de dar consultoria em Pequim, Beirute e Dubai, entre outras cidades.

A partir deste mês, o cardápio do Ledoyen oferece receitas elaboradas com carne de wagyu importada do Japão, caviar e trufas brancas. A meta é manter as tão sonhadas três estrelas dos guias locais.

Ledoyen – 1, Avenue Dutuit 75008 tel. (00)33 (0)1 53 05 10 00

Evento especial

A “Fête de la Gastronomie” é um evento nacional e festivo que ilustra a riqueza e a diversidade da gastronomia francesa. Neste ano, a festa comemora a quarta edição e oferece uma sucessão de eventos em toda a França, valorizando a cuisine, a arte da mesa e seus produtos. Os chefs saem às ruas e preparam menus “spécial fête de la Gastronomie”, com produtos da estação, cheios de frescor. Há a possibilidade de trocar ideias sobre receitas e descobrir outras maneiras de abordar a cozinha conversando com os chefs in loco. O evento tem como objetivo principal tornar a gastronomia acessível ao maior número de franceses e valorizar a diversidade cultural.

Mais de 2.000 eventos foram programados no ano passado, e as expectativas são semelhantes para este ano!

Fête de la Gastronomie – De 26 a 28 de setembro

www.evous.fr/Fete-de-la-Gastronomie-2011-Le-programme-a-Paris,1167595

 

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas