Prazeres da mesa

Bom, bonito e francês

Por: Prazeres Da Mesa | 27.jul.2018

O modelo de brasserie de Raymond Blanc que ganhou o paladar do inglês com comida autêntica e sem firulas

Apresentador de séries de sucesso na BBC, autor de best-sellers e padrinho de uma geração de chefs com estrelas no Reino Unido (Marco Pierre White e Ollie Dabbous, por exemplo), Raymond Blanc é o francês preferido dos ingleses. Seu Le Manoir aux Quat’ Saisons (Four Seasons Manor), em Oxfordshire, lançou o conceito de hotel charmoso do interior com comida extraordinária. Foi inaugurado em 1984 e segue sendo referência. Mais acessível são suas brasseries. Em 1996, Blanc abriu a primeira em Oxford e criou um modelo estruturado e profissional, o que permitiu o surgimento de um império, hoje com 20 estabelecimentos no Reino Unido.

Só em Londres são seis Brasserie Blanc. O conceito é de comida francesa autentica e sem firulas, no melhor estilo bom, bonito e com preços possíveis. Todas as unidades mantêm certo padrão, o cardápio é o mesmo e o atendimento acolhedor também.

Se puder escolher uma das Brasserie Blanc para visitar, a sugestão é a que fica na Charlotte Street, no Soho, que tem no comando da cozinha o indiano Sushant Mendon, discípulo de Blanc desde 2012. Aberta do almoço ao jantar sem interrupção, é ali que você vai encontrar um dos melhores confit de pato da cidade. Em uma das opções, coxa e sobrecoxa são marinadas em água com sal antes do cozimento lento em gordura de pato. Acompanha feijão flageolet. Para quem não teme sabores fortes, a salada de pombo com repolho de inverno vale as calorias.

De segunda-feira a sábado, você pode pedir um menu executivo com três cursos por 16 libras (algo como 75 reais – uma pechincha para os padrões londrinos). A salada de lentilha com beterraba é um clássico entre as entradas. O filé de haddock com batatas ao molho de vinho branco é servido com ovo poché e manteiga de limão. Para encerrar a refeição, o creme caramel com açúcar bem dosado é puro comfort food.

Brasserie Blanc

8 Charlotte Street, W1T 2LS

Brasserieblanc.com

marta barbosa

*Depois de seis anos na redação paulistana, Marta Barbosa Stephens trocou o Brasil pela Inglaterra, de onde envia as boas-novas como correspondente de Prazeres da Mesa

Colunas recentes

Colunas