Prazeres da mesa

Borgonha ou o inferno

Por: Prazeres Da Mesa | 9.sep.2015

Les Climats é um restaurante localizado na capital francesa que só vende vinho de terroir borgonhês – a carta tem 1.237 referências e algumas raridades

O restaurante Les Climats é parada obrigatória para os amantes de vinhos da Borgonha de passagem por Paris. Com uma adega com 2.000 garrafas de brancos e 3.550 de tintos, destaca-se o fato dela ser composta somente por rótulos dessa região francesa. Durante muitos anos, os proprietários Carol Colin e Denis Jamet percorreram os 250 quilômetros até o território borgonhês todas as semanas apenas para degustar e comprar.

O resultado é uma carta com 1.237 referências, com grandes nomes como Denis Mortet, Anne Gros, Domaine de la Romanée Conti e ainda raridades como Armand Rousseau, Comte de Vogue ou Prieuré Roch. Há ainda uma outra opção mais rápida e acessível : uma lista com 15 sugestões selecionadas pelos proprietários e pelo sommelier da casa, Franck-Emmanuel Mondésir.

Além do cuidado com os vinhos, Carol e Denis tiveram também o desafio de renovar a casa preservando o máximo da antiga « La Maison des Dames des PTT », que em 1905 funcionou como hotel e restaurante especializado em receber jovens moças funcionárias dos correios. Os vitrais Art Nouveau foram reproduzidos com total fidelidade aos originais. Já os pilastres em mármore d’Estours foram apenas restaurados. As mesas foram pintadas à mão também com motivos Art Nouveau.

As criações gastronômicas contemporâneas do chef Julien Boscus acompanham perfeitamente as melhores safras da Borgonha. Destaque para o torteau (caranguejo grande) com ervas finas e molho de maracujá; pequenas lulas com abacate e grapefruit; linguado selvagem cozido no forno, com creme de couve flor, pequenos legumes multicolor; e andouille de Guémené (embutido de porco) com molho de manteiga e vinho branco com mostarda à l’ancienne. Para adocicar, sugiro a refrescante sobremesa « agrumes », com frutas cítricas frescas e em confit, cubos gelados de grapefruit e um cremoso de azeite de oliva Bormano-kalamensi.

Se o tempo estiver a seu favor, considere ficar na área externa. Se não, aproveite o jardim de inverno. Já para quem quiser degustar uma parte da interminável carta de vinhos beliscando petiscos, a direção é o bar com vista para as garrafas. Não esqueça : em uma adega 100% borgonhês não tem champanhe, mas tem crémant.

Em tempo: aos insistentes interessados em vinhos de outras regiões é oferecida uma carta chamada l ‘enfer (o inferno, em bom português). São 13 opções de vinhos pensados para te fazer desistir do pedido!

Les Climats
41 rue de Lille – 75007
lesclimats.fr

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas