Prazeres da mesa

Dama do equilíbrio

Por: Prazeres Da Mesa | 19.sep.2017

Anne-Sophie Pic apresenta sua pessoal e delicada leitura para os melhores produtos locais, com a imponência de que os ingleses gostam

Era meu aniversário – justificativa perfeita para uma refeição especial, lenta e mais cara. Na Londres dos aristocratas e do luxo desmedido, se o orçamento e a alma não são pequenos, opções não faltam. Fui movida pelo desejo de beleza, conhecer o recém-inaugurado La Dame de Pic, primeira casa da francesa Anne-Sophie Pic na Inglaterra.

O restaurante fica no térreo do novo Four Seasons London, em uma imponente construção de 1922 que já serviu de escritório das Nações Unidas e de cenário para filme de James Bond. A caminho do La Dame avista-se o Rotunda, o bar luxuoso no centro do salão circular do hotel. Já o restaurante de Anne-Sophie tem a atmosfera de uma brasserie, mas com um autêntico estilo inglês. Os assentos têm encostos altos, há arranjos de flores frescas por todo lado e alguns espelhos que devem ser úteis aos garçons, sempre presentes, mas sem invadir o espaço íntimo, tão apreciado por aqui.

Anne-Sophie, única mulher francesa com três estrelas Michelin pelo seu Maison Pic, neta e filha de chefs, não se contentou em apenas traduzir seu receituário para os ingleses. Antes, procurou os melhores produtos locais. Carne de Hereford, a mais antiga raça de gado nativa britânica, e caranguejo de Dorset estão no menu, preparados à moda francesa. Impossível não se surpreender. O caranguejo, por exemplo, é cozido em sobacha, infusão erval muito popular no Japão.

Mas a festa começa antes, com um couvert aparentemente clássico, mas cheio de novidades, como a manteiga em infusão de café, suave e perfumada; a mousse de couve-flor com páprica e queijo; e a folhinha crocante e saborosa, que parece decoração, feita com alcachofra. Um delírio de carinho.

Entre as entradas, comece a escolha pela mais bonita: mosaico de peixe trilha e foie gras em geleia de bouillabaisse – caldo de peixes típico da Provence; ou beterraba assada com crosta de sal e café Bourbon Pointu (foto). O mesmo café é ingrediente do risoto de alcachofra com pimenta da casa e gruyère com 72 meses de maturação. Importante reservar algumas libras para a sobremesa. O ícone da casa é o mil-folhas branco, feito com baunilha do Taiti, geleia de jasmim e espuma de pimenta Voatsiperifery, de Madagáscar. A palavra que define essa refeição é equilíbrio. Nenhum excesso, nenhuma falta. Típico de restaurante que já nasceu clássico.

La Dame de Pic

Four Seasons London

10 Trinity Square

ladamedepiclondon.co.uk

01/12
marta barbosa

*Depois de seis anos na redação paulistana, Marta Barbosa Stephens trocou o Brasil pela Inglaterra, de onde envia as boas-novas como correspondente de Prazeres da Mesa

Colunas recentes

Colunas