Prazeres da mesa

DESTINO: SERRA FLUMINENSE

Por: Prazeres Da Mesa | 5.feb.2016

A dica de hoje fica na serra fluminense, na região de Nova Friburgo, no distrito de Lumiar, 170 km da capital carioca. Prepare-se para conhecer o Parador Lumiar e saiba que ao terminar de ler esta coluna você estará prestes a fazer as malas.

Nossa missão era apurar mais uma opção de hospedagem para o Guia Pet Friendly. Eu sabia que o Parador tem um bistrô, mas meus conhecimentos paravam por aí. Que deliciosa surpresa descobrir que neste refúgio, em meio à Mata Atlântica, tem uma cozinha de primeira. E que podemos curtir este lugar de relax e contemplação na companhia dos nossos pets! O único problema é voltar…

Dá para teletransportar?

Se eu pudesse, me teletransportava, uma vez por semana, para o deck de madeira com vista para as montanhas cobertas de verde de Lumiar. Pediria um vinho, que está armazenado na adega de pedras do Parador, e escolheria com cuidado um dos pratos do irretocável cardápio criado pelo chef Isaías Neries. Depois, esqueceria da vida. Ah, se eu faria…

O cardápio é extenso o bastante para uma estadia mais longa e eclético para contemplar diversos paladares. É possível ficar uma semana hospedado por lá sem a mínima necessidade de sair para comer fora. Infelizmente, não pude ficar tempo suficiente para “desbravar” mais o cardápio mas, do que provei, recomendo com louvor a salada Quibando, o tagliatelle com pesto de vique e mini alcachofras e o sorvete de banana com brigadeiro.

Vamos aos detalhes

Gostei tanto da salada, que repeti três vezes! Feita com palmito, tomatinho amarelo e vermelho, carambola passas, radicchio, alfacefrisée, lollo rosso, lascas de Grana Padano e molho de iogurte vale por uma refeição ou é perfeita para dividir como entrada.

tagliatelle surpreendeu! A viqui (sim, aquela folhinha usada no Vick Vaporub), que é plantada no Parador e usada como base do pesto, entrega um sabor leve e refrescante. As minialcachofras são outro ponto alto do prato.

O sorvete de banana é caseiro e parece que você está comendo a fruta. O brigadeiro não rouba a cena da sobremesa, apenas dá um gostinho de chocolate ao fundo. A consistência é ótima!

No café da manhã eles servem frutas, pães, frios, ovos, tapioca, geleias e sucos. A variedade é boa, sem cair no exagero ou desperdício. Servido à la carte, tem como acompanhamento a vista para os 360 graus de verde, o lago e a casinha dos passarinhos onde frutas são servidas, logo cedo pela manhã, e devidamente devoradas pelos moradores.

Diquinha: peça um vinho e comece a beber no seu chalé, deite na rede que fica na varanda e relaxe. Quando a garrafa estiver pela metade, caminhe até o casarão, escolha uma mesa do deck de madeira e jante sem pressa, escutando a sinfonia de grilos e cigarras e à luz de velas.

Parador Lumiar*. Estrada do Amargoso S/N Nova Friburgo, Telefone: (22) 2542.4774, www.paradorlumiar.com
*Aberto a não hóspedes também

 

CrisBergerElla

Autora do Guia Pet Friendly - guiapetfriendly.com.br, desbrava o mundo em busca dos melhores lugares para comer na companhia dos pets. Para PDM, visita com sua mascote Ella os endereços gastronômicos que não podem faltar na sua agenda.

Colunas recentes

Colunas