Prazeres da mesa

É para “causar”

Por: Prazeres Da Mesa | 29.mar.2016

Na capital que mais lança moda no mundo, 
dois cafés que nunca chegarão a ganhar estrelas Michelin divertem um bocado as manhãs londrinas

Uma vez em Londres, é preciso abrir a mente para o excêntrico. No lugar onde as modas começam, nem todo profissional de cozinha sonha com o brilho das estrelas Michelin. Alguns querem mesmo é “causar”. E garantir uma experiência divertida. A seguir, dois endereços recém-inaugurados com cardápios inusitados, para dizer o mínimo.

Mingau fino

Os ingleses adoram começar o dia com um fugaz mingau de aveia. Incrementam com pasta de amendoim ou mel, às vezes algumas frutas. Mas nessa casa, localizada nos arredores de Victoria Station, o preparo ganha acabamento de prato fino. O Porridge Café é o primeiro endereço inglês especializado em mingau. Depois de uma longa pesquisa sobre as variações do preparo pelo mundo, o empresário Nik Williamson escolheu 11 grãos que servem de base. As opções salgadas são um cruzamento entre mingau e risoto, a exemplo do que leva aspargos, gengibre e alho; ou outro com tomate, brócolis e queijo feta, ambos com uma base de quinoa. Entre os doces, destaque para o de romã, laranja e chocolate amargo, com uma base de aveia. A casa funciona de segunda-feira a sábado, até as 3 da tarde, e um bowl grande de mingau custa entre 4,5 e 6 libras.

porridgecafe.com

Mundo do cereal

O lugar está decorado com objetos que remetem aos anos 1980 e 1990 e a ideia é mesmo reacender a nostalgia nos trintões e quarentões. Os gêmeos Gary e Alan Keery inauguraram o Cereal Killer Café em dezembro de 2014. São 120 tipos de cereais matinais, de diferentes países, que podem ser combinados com 30 variedades de leite (como o de soja, de arroz ou de coco) e 20 toppings. Cada cobertura custa 0,60 libra (algo como 3 reais) e o menu inclui frutas frescas (banana, morango e mirtilo), amêndoas, frutas secas e doces como chips de chocolate branco ou de pasta de amendoim. O perigo é perder a medida e acabar pagando caro por um bowl de cereal matinal. Mas isso também faz parte da brincadeira. Em tempo: a casa abre de segunda a segunda-feira, das 8 da manhã às 8 da noite (de sexta-feira a domingo, vai até as 10 da noite).

cerealkillercafe.co.uk

marta barbosa

*Depois de seis anos na redação paulistana, Marta Barbosa Stephens trocou o Brasil pela Inglaterra, de onde envia as boas-novas como correspondente de Prazeres da Mesa

Colunas recentes

Colunas