Prazeres da mesa

Festival do Japão

Por: Prazeres Da Mesa | 10.jul.2018

Vem aí, mais uma edição do Festival do Japão, o maior evento do mundo que promove a cultura japonesa fora do Japão. E em 2018, quando acontece ainda a comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa, teremos a presença de sua majestade, a Princesa Mako Akishino. Ela acompanhará a comissão do Guiness Book, que atestará o recorde dessa festa como a que mais serve pratos típicos japoneses fora daquele país.

Para acompanhar os fiscais do Guiness Book, renomados profissionais farão a inspeção técnica do prato que cada província irá preparar. O time é formado por Telma Shiraishi, Shinya Koike, Jun Sakamoto, Satoshi Kaneko e este colunista, Alexandre Tatsuya Iida. Os inspetores avaliarão uma seção de cada estande ao longo de 5 horas e mais de 540 pratos. Se tudo correr bem, a cerimônia do registro do recorde ocorrerá na presença da Princesa e de todos os representantes da colônia japonesa no Brasil. Ficaremos na torcida.

Chamada (1)Ainda sobre o festival, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (MAFF), que sempre promove essa culinária pelo mundo, reservou no evento um espaço generoso com um palco e plateia para 130 pessoas, o que é um sucesso de público. E neste ano trará um tema bem próximo da população: bentô, a marmita japonesa.

Com a tamanha correria que toma conta da população mundial, as marmitas coloridas são atrativos para sobreviver a esta loucura. E neste ano, o evento contará com quatro Embaixadores da Boa Vontade em prol da Difusão da Culinária Japonesa – título outorgado pelo próprio Ministério. Do grupo, três profissionais virão do Japão, o Sr. Hirotoshi Ogawa, diretor do World Sushi Skills Institute, Sr. Hirokazu Tomisawa, chef-executivo do premiado Restaurante Yoshimura e o Sr. Naoyuki Yanagihara, vice-presidente da Escola de Culinária Tradicional Japonesa Yanagihara.

No Brasil, o nosso único representante com o mesmo título será o chef Shinya Koike, que estará à frente de todas as apresentações. Outro Embaixador, só que de Sake e um dos 71 Sake Samurais espalhados pelo mundo, é o Alexandre Tatsuya Iida que falará sobre os saquês e outras bebidas japonesas.

O mais curioso de tudo isso, além da falar de cada item principal que se coloca em um bentô, é ensinar sobre o método de toda a base da culinária japonesa: O “5”. A filosofia insiste em 5 métodos de preparo, 5 condimentos básicos, 5 sentidos, 5 sabores, e assim por diante. Por isso, participar deste circuito de seminários é uma excelente oportunidade para aspirantes e alunos da culinária japonesa.

Serviço:
21º Festival do Japão
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP
20/07 – Sexta 12h30 às 20h
21/07 – Sábado 12h30 às 19h45
22/07 – Domingo 10h às 18h
Ingresso antecipado: R$ 22
Ingresso no local: R$ 28
Transporte gratuito do Metrô Jabaquara

WhatsApp Image 2018-07-10 at 15.28.49

Embaixador do saquê para o Brasil, título mais conhecido como Sake Samurai, outorgado por The Japan Sake Brewers Association Junior Council

Colunas recentes

Colunas