Prazeres da mesa

Frio, fondue & pets  

Por: Prazeres Da Mesa | 31.jul.2015

Basta fazer um friozinho qualquer para uma fondue ser uma boa ideia. Apesar de incerto na capital paulista, vamos do frio ao calor no intervalo de poucos dias, estamos, oficialmente, na temporada de inverno. E temperaturas baixas combinam com a querida e saborosa fondue, que foi criada nos alpes suíços. Portanto, o assunto da coluna de hoje é sobre um dos pratos mais importantes da gastronomia suíça.

O prazer de comer uma fondue vai além do gosto: existe algo lúdico e divertido nela. A panelinha no meio da mesa, o fogo embaixo, os garfos compridos que levam o pão e a batata para se lambuzar no queijo. Ou as frutas e demais acompanhamentos (já falarei em detalhes sobre isso) que são cobertos pelo chocolate derretido… Tudo foge do tradicional e, por isso mesmo, fascina. Vale acrescentar que fondue vem do francês fondre e significa derreter. Esse é o grande verbo em questão.

No nosso caso, não basta servir esta receita. Tem que ser pet friendly! E nós descobrimos um restaurante em Alphaville, a 40 minutos de carro, sem trânsito partindo da capital, que recebe os pets com muito bom grado e conquista os comensais com queijos e chocolates derretidos. Com vocês: o La Cucina Piemontese dos chefs Leandro Polack e Leslie Marie.

Mas vamos por partes: começamos com a fondue salgado, feito de emmental e gruyère e um toque de parmesão, que é imperceptível ao paladar, mas dá a textura certa à mistura. Ele vem servido em uma panelinha de cerâmica e acompanhado de pão italiano cortado em pedaços, grissinis e batatinhas. O momento sublime vem ao final, quando o queijo quase gruda no fundo da panela, e vocêd eve (sim, é uma questão de dever!) raspar o pão até limpá-la.

A parte II corresponde ao chocolate belga meio amargo. Ele é derretido na cozinha e chega à mesa em um potinho. Agora, batam os tambores, pois aqui os coadjuvantes são tão importantes quanto o protagonista: espere encontrar uvas, bananas e morangos, waffles de chocolate, cake pops (mini bolos com recheio) e marshmallows! Sim, cubinhos de marshmallow! Não é o máximo?

E você pode estar se perguntando: mas se eu vou comer fondue quando está gelado, o que eu faço com o meu pet? Ficaremos os dois passando frio do lado de fora? Um dos pontos fortes do La Cucina, além da fondue, é que aceita cães na parte de dentro e de fora do restaurante. No dia em que fomos estava chuvoso e frio, mas ficamos muito bem instalados, com a nossa mascote, no lado interno. Bem, o negócio é aproveitar enquanto as temperaturas estão baixas e curtir este prato que faz bem para aos olhos, sentidos e paladar.

Serviço
Avenida Valville, 550, Santana de Parnaíba – SP
Telefone: (11) 4154-4617, www.lacucinapiemontese.com.br

CrisBergerElla

Autora do Guia Pet Friendly - guiapetfriendly.com.br, desbrava o mundo em busca dos melhores lugares para comer na companhia dos pets. Para PDM, visita com sua mascote Ella os endereços gastronômicos que não podem faltar na sua agenda.

Colunas recentes

Colunas