Prazeres da mesa

LUXO DISCRETO

Por: Prazeres Da Mesa | 19.oct.2015

Sem fazer alarde e com uma estrela Michelin, Le Restaurant passa quase despercebido, mas não deveria

Apesar de estar situado no coração de Saint Germain de Prés, um dos bairros mais frequentados e boêmios da Cidade Luz, Le Restaurant passa quase despercebido. Elegância, intimidade e descontração compõem esse exclusivo restaurante parisiense, que faz parte do L’Hotel.

Considerado um lugar histórico, essa antiga residência da rainha Margot, transformada no início do século XIX em Pavillon d’Amour, foi também onde viveu o escritor britânico Oscar Wilde nos últimos anos de vida. Inteiramente transformada pelo decorador Jacques Garcia, encontramos vários estilos misturados harmoniosamente. O surpreendente é a opulência e a riqueza dos detalhes. O tempo parece ter parado nesse cenário.

Com apenas 15 mesas, o elegante e estiloso Le Restaurant também surpreende com as criações executadas por Julien Montbabut. Aos 29 anos, o chef já ganhou uma estrela no Guia Michelin e merece elogios. Precisão, equilíbrio e audácia representam perfeitamente a cuisine de Julien.

Chama atenção a variedade de cores, sabores e texturas encontrada em seus pratos, marcados pela valorização do produto. Prova disso é o cardápio orientado de acordo com as estações e a matéria-prima entregue diariamente, variável em razão da oferta.

Destacam-se entradas, como o lagostim cru marinado no óleo de gergelim torrado, legumes crocantes e condimentos e o cogumelo Morille no sabayon de vinho do Jura, ragoût com pouco creme e gema de ovo morna. Sem esquecer o tourteau: mousse de yuzu, carne de caranguejo condimentada à la Savora e abacate; ou ainda as molejas de vitela, jus de ervas, cebolas doces fritas e refogadas e amêndoas torradas, que são especialidades da casa.

As sobremesas da chef pâtissière Joana Thöny Montbabut estão em perfeita harmonia com os pratos de Julien. Refinadas, respeitam os sabores das estações e, o melhor de tudo, são leves e levam pouco açúcar. Exemplo são os morangos com iogurte grego cru, mousse givrée e biscoito.

Guarde este endereço, mas seja discreto.

Le Restaurant13, Rue des Beaux-Arts 75006 l-hotel.com/

01/12
Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas