Prazeres da mesa

Masterchef caseiro

Por: Prazeres Da Mesa | 23.jun.2015

Não fique para trás quando o mundo inteiro ao seu redor é gourmet. Aqui 15 dicas para provar que na sua cozinha, quem reina é você

Não está sendo fácil, já dizia Kátia, cantora cega e visionária dos anos 1980. Todo mundo é foodie, todo mundo é gourmet. Por isso, garanta o seu lugar ao sol e mostre que você entende do riscado abusando dessas dicas do seu oráculo gastronômico.

1 Sua moqueca fica gordurosa demais? Substitua metade do leite de coco da receita por água de coco. É fitness, é saudável! E quase vem com brisa.

2 Seu purê não fica lisinho e macio como o do restaurante? Então pare de amassar a batata com o garfo ou de usar o espremedor! Bata a batata ainda quente com manteiga e leite no processador. Outros 500.

3 Quer fazer o iogurte em casa? Coloque meio potinho de iogurte natural em um litro de leite morno e deixe abafado. Depois de seis horas, voilá! É o milagre da multiplicação.

4 Sua batata frita fica murcha? Então asse as danadas! Corte em formato de palito, salpique farinha e regue com azeite. Disponha numa assadeira, coloque um pouco de sal e leve ao forno em fogo alto até ficarem douradas. E diga adeus ao cheiro de fritura.

5 Sua macarronada anda sem gosto? Talvez o problema não seja o molho e sim a água. Como dizem os italianos, a água do cozimento deve estar salgada como o mar. Capisce?

6 A macarronada continua sem gosto? Misture pimenta-do-reino ou manjericão seco no queijo ralado. Parmesão temperado é vida!

7 Não aguenta mais chorar picando cebola? Leve ao freezer e corte-as congeladas. Ou deixe uma tigela com água bem quente ao lado da tábua na hora do corte, para dissipar os gases da cebola.

8 O queijo ressecou na geladeira? Porque você não cuidou dele, uai. Passe manteiga na parte cortada e você terá queijo novinho sempre.

9 Seu arroz fica grudado? Pois o frite bem, até grudar e soltar do fundo da panela, antes de colocar a água; ou coloque algumas gotinhas de limão – é milagroso.

10 O bolo encolhe depois que sai do forno? Deixe-o esfriar sempre com a forma virada para baixo. É o poder da gravidade.

11 Não consegue descascar ovos cozidos? Quebre as duas pontas do ovo, deixando um buraco de cada lado. Assopre em um deles e o ovo sairá pelo outro lado. Meio mágico, e meio porquito também.

12 A calda de açúcar empelota ou fica dura? Assim que a mistura de açúcar com água ficar com coloração âmbar, retire de fogo e junte uma caixinha de creme de leite. É calda de caramelo para se comer rezando!

13 O mel cristalizou e não quer sair da bisnaga? 20 segundos no micro-ondas e ele vai escorrer feito seiva.

14 Bacon sequinho para aquele x-bacon esperto? 3 minutos de micro-ondas sobre papel toalha e as fatias vão estalar de crocantes.

15 O café esfriou? Requente em banho-maria, nunca no fogo direto. Ou joga fora, café requentado ninguém merece!

Marcelo Katsukijpg

*É blogueiro (comesebebes.com.br) e passa metade do dia pensando em comida. Na outra metade, ele sonha

Colunas recentes

Colunas