Prazeres da mesa

Na rota de Pinheiros com o seu melhor amigo

Por: Prazeres Da Mesa | 29.nov.2017

Pinheiros é um dos bairros mais pet friendly de SP. E isso pode ser observado em um simples passeio por suas ruas. É uma cachorrada pra lá e pra cá, dá gosto de ver! Moradores e visitantes de outras partes da cidade aproveitam a rota gastronômica já estabelecida por lá e não deixam seus melhores amigos de fora. Claro que não.

01/12

Até porque as melhores casas da capital paulista têm o selo de provado e aprovado do Guia Pet Friendly. Com vocês: gastronomia nordestina, cozinha de autor e a melhor pizza da cidade.

Fitó

O Fitó abriu com a casa cheia e fila na porta. Que bom! Seu astral é contagiante e o espaço dos pets é no corredor de acesso à parte interna. Mas veja bem, este corredor tem status de salão principal. Ali estão os bancos altos do balcão, onde fica o bar. Do lado de lá estão as mesas com cadeiras, mas acredite: o balcão é sedutor.

No cardápio, assinado pela “cachorreira” Cafira Foz, há sabores nordestinos, mas nada que vá lhe surpreender. Existe uma releitura da gastronomia tradicional e quando você se der conta, verá que já está acostumado a comer pratos que fazem parte da culinária do nordeste brasileiro.

Quando eu fui com a Ella apostei nas entradinhas: nos pasteis, dedinhos de tapioca, bolinhos de costela (para minha acompanhante, pois eu não como carne) e na mandioca. E de prato principal optei pela peixada com camarão e leite de coco, farofinha (sou louca por farofa!), arroz branco e abacaxi. De sobremesa, a pedida foi o bolo de chocolate belga com calda de cupuaçu e nibs de cacau.

Rua Cardeal Arcoverde, 2773, facebook.com/fitocozinha

01/12

Cór Gastronomia

Antes de provar os pratos dos chefs Renzo Garibaldi (Osso Carnicería & Salumeria, no Peru, e consultor no Cór, em SP) e Jeovane Godoy você vai gostar do Cór só de olhar. Ainda mais se for em um dia de sol ou noite estrelada. Confesso: morri de amores pelo lounge com sofás e mesas baixas e nem quis sentar no lado tradicional composto por cadeiras e mesas “normais”.

Os pets têm livre acesso a todos os lugares e quando chove eles podem entrar na área coberta. Mas volto a dizer: a parte externa é tão apetitosa quanto os pratos que chegam à mesa com uma apresentação sublime.

Este restaurante tão visual, perfeitamente bem localizado em frente à Praça São Marcos, entrega pratos executados na churrasqueira. Motivo que faz a cozinha ser chamada de a lenha. Nos almoços, os pratos são fixos dentro da proposta: menu executivo. No couvert veio dedinhos de tapioca com queijo acompanhados de ketchup de banana picante e pães de fermentação natural, manteiga defumada, tartar de tomate, flor de sal e azeite de oliva, em uma jarrinha linda. De entradinha, tortellini de cogumelos com dashi. O prato principal foi o arroz de grãos com curry de vegetais: divino. Perfeito do começo ao fim.

Praça São Marcos, 825, corgastronomia.com.br

01/12

Bráz Pizzaria

A velha e boa pizza! Cardápio obrigatório de todo bom paulistano aos domingos e desejável em qualquer hora e dia da semana tem um endereço pet friendly “animal” na capital paulista.

Afinal, que graça tem deixá-los em casa quando a vida é tão melhor ao lado de um cachorro fofo?! A Ella sabe que faz parte da turma e que sua presença é desejada e fundamental na minha vida social. Fomos juntas provar esta casa da Bráz e concordamos em dizer: aprovada.

Eu tenho meus sabores preferidos: amo a de alcachofrinha e quatro queijos, mas tento ser forte e dar uma chance a novos sabores. Neste dia, segui o conselho do garçom e apostei na levíssima, que rapidamente entrou na lista das top 5. Coberta com ricota artesanal de búfala, berinjela e tomates assados, realmente merece estar no topo do pódio. Quase esqueci de falar da saladinha, que faz parte do cardápio do almoço (sim, a Bráz abre ao meio-dia!) e é ótima. E do brigadeiro de colher, que vem em um potinho e que fecha com maestria a refeição.

O espaço para sentar com os pets é na frente da casa que, por sinal, é uma graça. Em uma das vezes que fomos, deixei a Ella deitadinha ao meu lado em cima do banco que separa a calçada destas mesas da varanda. Em outra, coloquei seu colchonete pertinho da minha cadeira, mas sem atrapalhar o trânsito de comensais e ela ficou ótima.

Rua Vupabussu, 271, brazpizzaria.com.br/#nossas-casas

01/12
CrisBergerElla

Autora do Guia Pet Friendly (www.guiapetfriendly.com.br), desbrava o mundo em busca dos melhores lugares para comer na companhia dos pets. Para PDM, visita com sua mascote Ella os endereços gastronômicos que não podem faltar na sua agenda.

Colunas recentes

Colunas