Prazeres da mesa

NATURALMENTE LUXUOSO

Por: Prazeres Da Mesa | 10.nov.2016

O hotel Plaza Athenée surpreende com a cuisine “naturalité” de Alain Ducasse e com as criações do novo chef pâtissier, Angelo Musa

Naturalidade é a palavra de ordem que Alain Ducasse escolheu para o seu restaurante gastronômico, no Plaza Athenée (3 estrelas no guia Michelin). Segundo o chef os produtos excepcionais se exprimem com simplicidade e alimentar-se de maneira mais saudável e natural é uma necessidade nos dias de hoje. Junto com Romain Meder, chef executivo do Plaza Athenée, eles criaram um cardápio utilizando somente peixes, crustáceos, frutos do mar, legumes e cereais. A primeira vista ele surpreende pelo fato de não encontrarmos carnes. Criações como as lentilhas verdes de Puy e caviar, delicada gelée de enguia, os Abalones de San Remo ou ainda o Bar do Atlantico (tipo de robalo), pepinos da terra e do mar, leite vegetal, são algumas das ótimas opções para a ausência de carne.

Somos logo seduzidos por este conceito natural que também esta presente na l’art de la table, como os tampos das mesas de carvalho sem toalha, o prato retangular de estanho extremamente fino e flexível utilizado para servir o pão, ou ainda a colher de madeira normalmente utilizada para servir arroz, mas nesse caso é onde se serve a manteiga. Enfim, materiais da natureza trabalhados com delicadeza.

A sala do restaurante foi inteiramente redecorada pelos designeres Patrick Jouin e Sanjit Manku. Foram conservados os suntuosos cristais do teto e acrescentadas três conchas de aço inoxidável, sendo que cada uma delas abriga uma mesa e a própria parte côncava serve de sofá.

Quanto aos vinhos, agora são classificados por geração, 10 anos, 15 anos, todo o caminho até 55 anos!

Não menos importante, é a pâtisserie, onde Angelo Musa atua desde abril deste ano, como chef executivo pâtissier, trazendo suas próprias criações aos menus dos restaurantes Cour Jardin, Relais Plaza, Terrasse Montaigneas, Galerie e nos serviços de quarto. Champion du Monde de pâtisserie em 2003 e Meilleur Ouvrier de France em 2007, Musa ganhou total liberdade de Ducasse na criação dos doces.

No carrinho de sobremesas situado na Galerie do hotel encontramos uma dezena de doces individuais que variam de acordo com as estações. Brilham originais como o 100% Vanille — biscoito de baunilha sobre um croustillant de baunilha e amêndoa, creme de baunilha e chocolate branco, mousse de baunilha e chocolate branco –, a Merveille, merengue com frutas cítricas em forma de bola, recoberta de creme de pistache, confit de framboesa, aromatizado com yuzu, ou ainda o Finger-Chocolat, croustillant de chocolate, biscoito fondant de chocolate, caramelo, baunilha e creme de chocolate. O equilíbrio entre os sabores e as texturas é perfeito.

 Alain Ducasse au Plaza Athénée

25, avenue Montaigne 7008

+33 (0)1 53 67 65 00

Metro : Alma Marceau

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas