Prazeres da mesa

Os biscoitos do Guga, os biscoitos da Lu... Biscoito é amor

Por: Prazeres Da Mesa | 13.apr.2017

Moro em uma casa espaçosa, as crianças da vizinhança circulam por aqui, os sobrinhos vêm de vez em quando e este é um fim de semana para receber avó, tias e sobrinhos.

Um dos sobrinhos é o Guga, menininho bastante seletivo. Não come o que lhe dão. Come o que gosta. E como gosta de biscoitos. Sabendo que o Guga vai chegar, vasculho meus armários, coloco em cima da pia a farinha, o açúcar, os ovos… preparo uma massa básica e começo o recorte com minhas forminhas. Saem estrelinhas, luas, âncoras, corações grandes e miudinhos… Em meia hora o Guga chega, bem no momento em que os biscoitinhos estão saindo do forno. “Que cheiro é esse, tia?”. “São os biscoitinhos que eu fiz pra você, Guga”.

Em uma família de quatro filhos, uma tia que te faz biscoitos – só para você (ou ela diz que são só para você) – representa uma deferência e tanto. Mas eram mesmo biscoitos para o Guga e como aqueles olhinhos redondos brilharam. Quanto aquelas bochechas fofas se mexeram para cima e para baixo mastigando os biscoitinhos.

Esse episódio dos biscoitos do Guga se deu há muito tempo. Mas voltou todinho semana passada quando, em uma tarde chuvosa em São Paulo, a Lu Bonometti – biscoiteira paulistana, que cresceu com “farinha nas veias”, como ela diz – me enviou uma caixinha verde lotada de biscoitinhos. Eram cookies. De chocolate, com uvas passas, pistache… e eram bons. Na mordida, crocantes por fora e macios por dentro. ‘Quéisso???’, que biscoito é esse, meu Deus? Quero fazer igual, eu pensei. E dava pra fazer, porque o presente da Lu não era propriamente a caixa de biscoitos, mas o livro Biscoito ou Bolacha, Pequenas delícias em 50 receitas e dicas, que ela lançou pela Editora Alaúde. Página por página, cheguei aos tais cookies.

Confesso: os meus biscoitos não ficaram como os dela. Não chegaram aos pés dos biscoitos da Lu. Mas eu insisti e repeti. A segunda fornada foi melhor. A terceira? Sem modéstia vou dizer que foi muito boa. Agora que os feriados vem aí, já fiz meus planos. O Guga não vai viajar. É um futuro engenheiro, tem de se preparar para as provas e vai ficar em casa com a cara nos livros. Mas eu vou aliviar para ele; vou fazer biscoitos. Quero ver aqueles olhinhos redondos brilhando outra vez.

INES Castro_pb

É jornalista, colunista da Rádio BandNews FM e autora dos livros Etiqueta da Beleza, A Moda no Trabalho e O Guia das Curiosas, pela Pandabooks. Em 30 anos de carreira, escreveu para as revistas Claudia, ELLE, Playboy, VIP e Marie Claire.

Colunas recentes

Colunas