Prazeres da mesa

Padoca belga pet friendly na Vila Nova Conceição

Por: Prazeres Da Mesa | 19.feb.2016

Poucos restaurantes “em série”, franquiados e redes, me conquistam. Adoro o singular. A Le Pain Quotidien é a grande exceção à regra. A história de como um dia tudo começou toca o coração dos mais “românticos”. Voltemos a década de 1980, à cidade de Bruxelas, na Bélgica, e a Alain Coumont. Bem, este belga, um belo dia, resolveu preparar o pão para o seu restaurante e se baseou nas lembranças da infância e ensinamentos de sua avó: usou fermento natural e farinha orgânica para obter um pão com casca grossa, miolo firme e sabor acentuado.

O resultado foi a criação de uma padaria com pão “de verdade” e uma mesa comunitária. Sim: Alain colocou na sua primeira padoca uma mesa grande para as pessoas sentarem juntas, se conhecendo ou não. O conceito, hoje é  bem difundido. E, em todas as lojas do Le Pain, ela está presente.

Junto aos pães há um cardápio com sandubas caprichados, tartines, opções de café da manhã, sopas, saladas, massas e pratos especiais para cada nova estação. Dá para ir ao Le Pain e tomar café da manhã, almoçar, comer um lanche ou um docinho e jantar – contanto que seja cedo, porque fecha às 21 horas.

A “cara da padoca” tem total sintonia com a sua filosofia descolada: há muita madeira, deck com mesinhas, quadro-negros com frases inspiradoras, luminárias rebaixadas e vitrines exibindo brioches, doces, croissants e brownies.

Bem, provavelmente, tudo isso você já saiba. Afinal, a Le Pain chegou no Brasil em 2012, e se instalou na Vila Madalena, Itaim e shopping Vila Olímpia. A grande novidade é que abriu uma LPQ no bairro da Vila Nova Conceição. Agora, o que nos interessa, mesmo, é que ela tem um deque imenso, charmoso e super pet friendly. Os pets têm direito a pote de água, cafuné na orelha, pois os funcionários e gerentes, sempre que podem, vêm à mesa brincar com eles, e um gancho (mosquetão) para prender a coleira. Veja bem, use apenas para os casos de estar sozinho e ir comprar pão dentro do salão. Não recomendo, de forma alguma, deixar os cachorros presos do lado de fora sem supervisão, mas rapidinho, com um olho neles e outro no caixa não há problema. Até porque o deck fica isolado da calçada.

Eu e a Ella batemos ponto por lá. Eu amo o pão, a salada de queijo de cabra e o tartar de salmão. A Ella encontra outros cachorros do bairro, se espalha e fica vendo “televisão”. Assista o vídeo e você vai entender o que é a televisão dela e salivar pelo tartar. Obrigada, Le Pain, por se preocupar com os nossos pets. Não poderíamos esperar nada diferente de uma padoca europeia, democrática e em total sintonia com os tempos atuais.

Le Pain: Rua Afonso Braz, 657, Vila Nova Conceição, telefone: (11) 3849.0835, www.lepainquotidien.com.br/store/vila-nova-conceicao São Paulo, SP.

CrisBergerElla

Autora do Guia Pet Friendly - guiapetfriendly.com.br, desbrava o mundo em busca dos melhores lugares para comer na companhia dos pets. Para PDM, visita com sua mascote Ella os endereços gastronômicos que não podem faltar na sua agenda.

Colunas recentes

Colunas