Prazeres da mesa

Paris Basca

Por: Prazeres Da Mesa | 24.nov.2015

Refinamento, simpatia e boa comida reunidos em um bistrô que resume a culinária do País Basco

O Pottoka é um restaurante alegre e simpático, que oferece o melhor do País Basco, em Paris! A região, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, está muito bem representada pelo trabalho de Sébastien Gravé, que obteve o diploma na escola de hotelaria de Biarritz. O chef trabalhou para grandes nomes como Jean Marie Gaultier, Joel Robuchon e Christian Constant no restaurante Les Fables de la Fontaine, na capital francesa, onde obteve sua primeira estrela Michelin.

Em seguida, Sébastien abriu o Pottoka, cujo nome é uma referência à mascote do clube de rúgbi de Bayonne, além de ser uma raça de pônei originária das regiões bascas. O bistrô contemporâneo é a cara de seu chef, refletindo perfeitamente seu estado de espírito, suas origens e seu estilo de cozinha.

Assim como o pônei basco, o Pottoka é rebelde e chique. Apesar de ser descontraído e alegre, oferece um cardápio com criações refinadas. A influência basca dá um toque de personalidade em seus pratos, como o cappuccino de aspargos e piquillos – peixes defumados, queijo feta e caju; o filé de pata jovem com chorizo ibérico, alcachofras, purê de ervilhas e espuma de safran; ou o ovo com fricassé de ervilhas, cogumelos morilles e presunto preto Bigorre.

Os pratos são coloridos, saborosos, generosos e sofisticados. O casamento perfeito entre os produtos da terra e do mar resulta em criações ousadas, como o tartare de vitelo e enguia com mousse de vinagre balsâmico branco e molho caesar; a sardinha defumada; a paleta de boi en gelée.

Além das várias opções de menu, os pratos do dia são apresentados num quadro-negro, o que permite a Sébastien renovar frequentemente o cardápio e improvisar para sua clientela de habitués. Come-se bem, o serviço é simpático e eficiente, sem se esquecer do excelente custo-benefício.

Reserve com antecedência. E, se o restaurante estiver cheio, considere o La Pena, um anexo do bistrô que oferece uma mesa central com 16 lugares, onde o convívio, o serviço e os pratos são idênticos e tão agradáveis quanto.

Pottoka

4 Rue de l’Exposition, 75007

pottoka.fr

01/12
Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas