Prazeres da mesa

Quem não gosta de um abraço?

Por: Prazeres Da Mesa | 19.jan.2018

Eu tenho uma queda por lugares fofos. Dia desses, caminhando pela Alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, uma cerejeira me chamou à atenção. Claro, não era uma cerejeira natural. Estava bem florida e devidamente protegida por trás de uma vitrine vistosa. Nem o café e nem o sorvete estavam nos planos, mas não resistimos.

Como eu disse, me sinto encantada pelos lugares fofos, especialmente se estou em boa companhia. Lá dentro, descobri que a loja La Vie de Sophie é uma nitrogelateria. “O que é isso?”, perguntei à menina atrás do balcão? Ganhei uma aula sobre sorvetes, cristais de congelamento, maciez em temperaturas baixas. “Como você se chama?”, “Posso te fotografar?”… coitada, bombardeei a Pamela (o nome dela é Pamela) de perguntas e pedidos. Mas o sorriso não saiu daquele rosto.

01/12

Colei meu nariz na vitrine menor de doces e comecei a ler os nomes dados para encantar qualquer um: mimos de lavanda com chocolate, coração de Nutella, camafeu doce ou joia, brigadeiro da Tour Eiffel. Meus olhos passeavam pelos docinhos quando a Pamela acionou uma batedeira grande, vermelha, trambolhuda. “Que fumaça é essa?”, perguntei. “É nitrogênio. É aqui que preparamos o sorvete, vem provar”, ela disse. “É que eu só queria um café”, respondi quase com pena por frustrar tanta generosidade da garota. “Mas você não vai se arrepender de experimentar esse gelato feito com leite fresco e pouco açúcar”.

Foi uma degustação tímida, contida, embora o sorvete de doce sírio, flor de laranjeira e especiarias fosse uma explosão gustativa. Saí de lá com algum arrependimento por não ter me jogado nos docinhos e em mais alguns sorvetes e ainda me surpreendi, do lado de fora, com o espaço destinado aos pets, para que eles esperem, confortáveis e bem abastecidos com água, os seus donos.

Mas não faz mal, vou voltar. Talvez não pelos doces. Possivelmente nem pelo sorvete. Com certeza pelo ambiente fofo e garantidamente pela gentileza com que fui recebida. Ainda que a gente não saia fazendo amigos entre aqueles que nos atendem nas lojas, tem lugar em que a sensação é parecida com a de um abraço. Como não amar La Vie de Sophie?

INES Castro_pb

É jornalista, colunista da Rádio BandNews FM e autora dos livros Etiqueta da Beleza, A Moda no Trabalho e O Guia das Curiosas, pela Pandabooks. Em 30 anos de carreira, escreveu para as revistas Claudia, ELLE, Playboy, VIP e Marie Claire.

Colunas recentes

Colunas