Prazeres da mesa

Restos interessam

Por: Prazeres Da Mesa | 3.mar.2016

Fotos Divulgação/Simon Wheeler

A cozinha de aproveitamento ganha novo significado no novo livro do britânico Hugh Fearnley-Whittingstall

hugh fearnley-whittingstallO que você faz com as espinhas do peixe servido no jantar de ontem? Para onde foram as cascas das batatas usadas no purê do almoço? Se a resposta for o lixo, talvez seja hora de repensar suas atitudes. É o que defende o britânico Hugh Fearnley-Whittingstall, famoso apresentador de programas de culinária, criador da marca River Cottage (com mais de uma dúzia de livros lançados e muitas temporadas na TV inglesa). Conhecido por suas receitas ousadas, de carne de esquilo a caracóis de jardim, o cozinheiro e escritor acaba de lançar no Reino Unido o livro Love your Leftovers (Bloomsbury, sem previsão de edição em português). Hugh diz que a publicação reflete seu jeito de cozinhar em casa, aprendido com a mãe: “Uma constante reinvenção do que sobrou no dia anterior”. Ainda tem purê de batata? Use-o para fazer bolinhos. Fez espaguete à bolonhesa demais? Aproveite a massa como recheio de uma omelete. Cenouras assadas viram patê no dia seguinte. Folhas de couve serão snacks crocantes. E aquelas bananas passadas, que até para fazer vitamina não parecem servir, viram bolinhos com aveia, perfeitos para acompanhar o chá. Nessa linha “o lixo é um luxo”, o preparo mais emblemático de Hugh é o crispy de espinha de peixe – que até o príncipe Charles já provou e, dizem, adorou. E quem dirá que os restos não interessam?

Crispy de espinha de peixe

4 porções

4 espinhas de cavalinhas (ou outro tipo de peixe), inclusive os rabos

Óleo vegetal para fritar

Para empanar

50 g de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de tomilho picado

1 colher (sopa) de pimenta seca

1 colher (sopa) de sementes de cominho ou cominho em pó

Zest de 1 limão

Pimenta do reino moída na hora

Para servir

Sal marinho

Fatias de limão

Molho de pimenta (opcional)

1 Misture todos os ingredientes para empanar em um bowl. 2 Leve uma panela de água para ferver. Acrescente as espinhas de peixe e deixe cozinhar por 7 a 10 minutos. Depois seque-as e cubra-as com a mistura para empanar. 3 Em uma frigideira funda, coloque óleo suficiente para cobrir as espinhas, e frite-as até que fiquem douradas e crocantes. Remova-as com cuidado e seque-as em papel de cozinha. Sirva imediatamente.

crispy de espinha de peixe

marta barbosa

*Depois de seis anos na redação paulistana, Marta Barbosa Stephens trocou o Brasil pela Inglaterra, de onde envia as boas-novas como correspondente de Prazeres da Mesa

Colunas recentes

Colunas