Prazeres da mesa

Sabor lavanda

Por: Prazeres Da Mesa | 26.oct.2015

No verão inglês, um chá da tarde com todos os itens da mesa, da infusão ao bolo, feitos com alfazema, em meio a um campo com dez hectares de flores

Para quem gosta de lavanda (será que alguém não gosta?), aqui está um perfeito programa de verão londrino: visitar a Mayfield Lavender. A empresa familiar vende o ano todo mudas e plantas, além de óleos, sabonetes, bichinhos de pelúcia, chás, méis, biscoitos e tudo mais que sua imaginação alcançar, tendo como principal matéria-prima a alfazema. Mas só entre junho e fins de agosto (se o tempo ajudar, até comecinho de setembro), o campo de 10 hectares fica aberto à visitação.

A plantação é recente, tem menos de 15 anos – entre replantios e adaptações necessárias após algumas pragas, mas está localizada exatamente onde havia campos de lavanda inglesa nos séculos XVIII e XIX. É tudo orgânico, o que significa um trabalho redobrado na manutenção. “Convivemos com alguns riscos, como as ervas daninhas que crescem como loucas no verão e temos de eliminar manualmente; o besouro Rosemary que come a flor, e que também apanhamos a mão; e, finalmente, as doenças fúngicas nas raízes que podem destruir as plantas”, diz o empresário Brendan Maye, que deixou uma carreira de executivo na indústria de perfumes para plantar e vender alfazema.

A beleza do passeio é deixar-se perder entre os estreitos corredores do campo. A depender da época da vista, as plantas podem alcançar mais de um metro de altura. A cereja no bolo consiste em terminar a visita na lojinha/café com mesas ao ar livre. Comece pela limonada ou pelos chás de lavanda, que podem ser puros ou misturados à camomila ou Earl Grey (bergamota) e se perca nas opções de acompanhamentos que levam óleo da lavanda no preparo. Tem cupcakes, shortbread (tradicional biscoito inglês feito com açúcar, manteiga e farinha), fudges, bolos recheados, doces e até sucos e saladas de fruta perfumados. Difícil ir embora sem levar alguns itens para casa.

A Mayfield Lavender fica a 24 quilômetros do centro de Londres. No site, há explicações detalhadas de como chegar lá de carro, de trem ou mesmo de ônibus.

lavender lemonade 002

marta barbosa

*Depois de seis anos na redação paulistana, Marta Barbosa Stephens trocou o Brasil pela Inglaterra, de onde envia as boas-novas como correspondente de Prazeres da Mesa

Colunas recentes

Colunas