Prazeres da mesa

Sim, a Roberta gosta de cachorros!

Por: Prazeres Da Mesa | 21.nov.2015

Para escrever um Guia – seja do que for – é necessário fôlego. Ninguém leva mil anos para escrever um guia. Eu pelo menos não. Adoro data para começar e terminar. E roubando a frase do meu conterrâneo, Luis Fernando Veríssimo, “nada melhor do que um deadline para ter inspiração”. E assim fizemos o segundo livro da coleção “Guia Pet Friendly” em que o Rio de Janeiro foi nosso palco de atuação.

Meta: descobrir e selecionar 40 lugares pet friendly, espaços externos ou internos, para comer ou comprar, passear ou não fazer nada e ir na companhia do melhor amigo do homem. A Andrea Samico, produtora executiva do guia, foi a responsável pela primeira parte do trabalho: a pesquisa. Algumas listas foram feitas antes de eu desembarcar na Cidade Maravilhosa. Houve uma rigorosa triagem. Nomes foram sugeridos, acrescentados,riscados, indicados e descobertos pelo caminho. O primeiro a ser anotado e que todo tempo esteve no primeiro lugar das paradas de sucesso foi o RS da Roberta Sudbrack. Óbvio, né?

Bem, as razões para isso são inúmeras e a mais importante delas: ela adora cachorro. Ok, ok, o bolinho compete com o amor da Roberta pelos nossos peludos. “Que bolinho é esse?”, você deve estar pensando! O que eu chamo assim tem o bonito nome de gougères e se trata de uma releitura do tradicional pão de queijo brasileiro.

Sua origem vem da Borgonha, na França. Eles são servidos logo de entrada, chegam quentinhos e são colocados em fila indiana, em cima do prato feito de pedra vulcânica. Espere até dar a primeira mordida e declare fidelidade eterna, pois eles derretem na boca tamanha a leveza. E, assim, você come um, dois, três, quatro e pensa em repetir, em pedir mais. Controla o impulso, mais do que natural e esperado, de seguir provando os tais bolinhos, em que o queijo gruyère domina, mas não enjoa, afinal, ele é leve, levíssimo.

O jantar segue com a palavra “leveza” no comando: a cozinha meticulosa, estudada, lúdica e extremamente saborosa da chef Roberta Sudbrack emociona. Simples assim.

No dia que fomos jantar no RS estávamos desde cedo na rua, apurando outros lugares, provando demais comidinhas, testando as dicas que estariam em nosso livro. Não deixei de provar nada, mas comi metade de tudo, afinal, eu jamais poderia chegar sem fome, sem vontade no restaurante da melhor chef mulher da América Latina. O jantar no RS era o ponto alto do dia. E foi.

Lembro que fomos os primeiros a chegar, era por volta das 19h30. Eu precisava fotografar a Ella (minha sharpei e mascote do guia) no meio do salão para mostrar aos leitores como o RS é pet friendly. Todos os capítulos do livro têm um cachorro na foto para provar que estivemos lá e que eles são bem vindos. É meu pacto com a verdade, nada mais do que a verdade, quase um juramento com a mão sobre a bíblia como nos filmes de tribunal.

Coloquei a Ella ao lado de uma das mesas da varanda, que é completamente fechada e climatizada, montei a câmera do tripé, chamei sua atenção, fiz um clic, dois e chegaram outros comensais. Não quis obstruir a passagem e me sentei na mesa reservada a nós. O segundo clic virou a página do capítulo.

A Ella ficou deitadinha ao lado da nossa mesa, dormiu o jantar todo, só acordou quando a Roberta veio dar um beijo na ponta do seu focinho fofo e gostoso. As pessoas, quando passavam por ela, se surpreendiam que havia cachorro no restaurante. E eu entregue aos bolinhos, ao tartare de abóbora, ao peixe vermelho com cebola queimada e consommé de casca de abóbora, ravióli de berinjela defumada, pão e salsa e a sopa de pão doce feita com brioche, leite queimado, creme inglês e café – receita do avô da Roberta.

E cá estou eu escrevendo, novamente, a respeito do primeiro restaurante pet friendly do Rio, sobre o desejado e amado RS, que tem uma legião de fãs e onde nossos pets são extremamente bem recebidos, onde os melhores boli… gougéres do mundo são feitos!

Serviço: 
Av. Lineu de Paula Machado, 916. Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Tel: 21. 3874.0139. 

 

CrisBergerElla

Autora do Guia Pet Friendly - guiapetfriendly.com.br, desbrava o mundo em busca dos melhores lugares para comer na companhia dos pets. Para PDM, visita com sua mascote Ella os endereços gastronômicos que não podem faltar na sua agenda.

Colunas recentes

Colunas