Prazeres da mesa

Subúrbio chique

Por: Prazeres Da Mesa | 12.nov.2014

No nem tão distante subúrbio Boulogne Billancourt (fica a oito quilômetros do centro de Paris e tem sido muito bem cotado nas imobiliárias chiques), está Au Comte de Gascogne. Os proprietários Henri e Jackie Charvet reuniram dois restaurantes no mesmo endereço: Au Comte de Gascogne, o mais gastronômico, e o bistrô Au Comte. Ambos oferecem uma cozinha de muito bom gosto executadas com produtos de alta qualidade.

O proprietário, além de possuir o titulo de Maitre Cuisinier de France, é um verdadeiro amante da gastronomia. Aos 72 anos, Henri delega sua cozinha ao chef Emeric Le Puil, porém, como todo perfeccionista, está sempre por perto monitorando o funcionamento.

O bistrô é moderno e descontraído e tem um terraço coberto para o verão e uma chaminé para o inverno. A sala é sempre luminosa graças a sua varanda envidraçada. O cardápio oferece receitas tradicionais e saborosas como os imperdíveis ravioles de foie gras de pato com molho levemente cremoso ou, uma opção mais leve, o velouté frio de couve–flor, ovo de salmão e amêndoas grelhadas.

Na sequência, aconselho o ossobuco com tomate fresco ou os gambas (camarões grandes) grelhados, com legumes crocantes. E, para terminar, que tal o duo de crème brûlée ou uma tortinha de frutas da estação?

Já o restaurante gastronômico oferece um ambiente privilegiado. A decoração é sóbria e chique nos tons bege e marrom, realçando as toalhas de mesa e as orquídeas falenópsis que são de um branco imaculado.

As plantas e a fonte de água dão um toque especial a este luxuoso pátio, que ainda tem um teto de vidro que se abre nas noites de verão. Para começar uma refeição gastronômica, recomendo os grandes aspargos de Pertuis com azeitonas Taggiascia e suco de limão de Menton, ou a seleção dos diferentes tipos de foie gras da casa como o meio cozido no vinho Sauternes, o com mel e amêndoas ou ainda o defumado na faia, acompanhados de chutney de maça verde e vinagre Jérez.

Como prato principal, aconselho a lagosta vermelha inteira em bisque, com mini ravioles e batatas com açafrão; ou ainda o filé de boi com cogumelos silvestres tipo morilles.

Além do cardápio existe também a opção do “menu du marché”  (composto de três pratos) ou do “menu découverte” (com cinco pratos, segundo a inspiração do chef).

Bistrô ou gastronômico, a escolha é sua! Mas uma coisa é certa: ambos valem a pena.

Au Comte de Gascogne
Avenue Jean Baptiste Clément, 89, Boulogne Billancourt; aucomte.fr

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas