Prazeres da mesa

Três paradas gourmet

Tem tanta coisa para ver em Paris que é melhor organizar a agenda antes mesmo de embarcar. Para começar, três endereços imperdíveis

Por: | 29.apr.2013

Quando o assunto é culinária, Paris tem tanta coisa para oferecer que o ideal é, antes de viajar, organizar-se. Para ganhar tempo, selecionei três lojas especializadas no assunto. Além de se complementarem, elas ficam situadas no mesmo bairro do Les Halles e, inclusive, duas delas na mesma rua.
A primeira chama-se G.Detou e, como o próprio nome indica, “tem de tudo”. Especializada principalmente em pâtisserie, também oferece produtos para cuisine, e vende itens em pequenas quantidades. Logo, é muito frequentada pelos amadores da cozinha, que enfim têm acesso a produtos como lecitina, emulsificantes, alginato, pastilhas de chocolate para facilitar o derretimento no banho-maria, pepitas de chocolate para cookies que não derretem durante o cozimento, aromas naturais (como o excelente extrato de café), colorantes, gelificantes, ou ainda uma pasta de pistache ou de rosas para macarons.
A Mora é uma casa quase bicentenária especializada em material para cozinha. Completíssima, seu catálogo oferece mais de 5.000 opções. Mas somente na loja encontramos desde panelas de cobre até utensílios originais, como o tirador de caroço de azeitona, até o tubo descascador de alho, talheres, aparelhos, produtos de decoração e muito mais. Para achar o que estamos procurando, e sobretudo descobrir as novidades, o negócio é fuçar muito, olhar cada canto e pedir conselho para os vendedores. A visita pode ser demorada, mas vale a pena.
A terceira dica é uma livraria inteiramente dedicada à gastronomia. Nela, encontramos todos os temas ligados ao assunto: livros de culinária para criança, com receitas orgânicas, receitas exóticas, francesas, assim como livros para profissionais e amadores. Publicações de chefs famosos e muito antigas mesmo. Amantes da culinária francesa e chefs do mundo inteiro vão em busca de raridades (livros antigos) e chegam a gastar verdadeiras fortunas! As vendedoras são prestativas e sempre aconselham. A dona da casa é uma apaixonada que sabe onde achar cada livro da loja. Sem esquecermos que esta é a livraria que tem a maior seleção de títulos gastronômicos de Paris. Caso você não possa ir até Paris, há também a possibilidade de encomendar por internet de qualquer lugar do mundo. Mas nada como procurar pessoalmente – é muito mais divertido e didático.

G.DETOU
Rue Tiquetonne, 58, 75002
Metrô: Etienne Marcel ou Les Halles

Mora
Rue Montmartre, 13, 75001
Metrô: Les Halles

Librairie Gourmande
Rue Montmartre, 90, 75002
Metrô: Etienne Marcel

* Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas