Prazeres da mesa

Um endereço incomum

Por: Prazeres Da Mesa | 1.dec.2014

Jean Marc Notelet, chef proprietário do restaurante Caïus, é um personagem bastante singular. Apaixonado por sua profissão, dedica-se 100% ao trabalho. Dá apoio integral aos funcionários, que botam a mão na massa realmente. Temperam, manipulam alimentos, assam. Ele é contra linha de montagem e o cozimento a vácuo.
Para ele, atualmente, há muitos imitadores na profissão, profissionais não criativos e, assim, os verdadeiros chefs estão perdendo a identidade. Jean Marc se identifica com um apaixonado pela profissão que cozinha por amor, pelos sabores e por ser simplesmente essa sua vontade.

Suas criações são uma mistura de criatividade, referências garimpadas em viagens e tradição francesa. Os ingredientes usados em seus pratos vêm de pequenos fornecedores e são cuidadosamente selecionados.

A decoração da casa é sóbria; a atmosfera, aconchegante e agradável; e o atendimento, eficiente e atencioso. O cardápio muda duas vezes por dia, e as criações variam de acordo com os produtos que estiverem mais frescos e com o humor do chef, garantindo receitas inéditas e especialíssimas. As porções são fartas, a comida é muito saborosa e a casa é frequentada principalmente por habitués parisienses.

Além dos pratos do dia, o cardápio oferece especialidades como o gnocchi d’Agria à la casserole com molho de parmesão e trufas, os grandes camarões à moda cajun, com erva-doce ralada e molho de soja, ou o filé de bacalhau fresco com citronela e combawa (tipo de limão).

Minhas dicas são comer, como sobremesa, a pastilha ao leite e seu granité (raspadinha) de chá-verde – simplesmente imperdível – e, quando se trata de vinho, pedir um conselho aos garçons. Eles indicam cuvées não muito conhecidos, porém de qualidade e com preços bastante razoáveis.
O Caïus fica aberto de segunda a sexta-feira e a reserva é obrigatória.

CAÏUS
6 Rue d’Armaillé 75017
Tel. 01 42 27 19 20

NOVIDADE - SABONETE DE CERVEJA
A paixão dos brasileiros agora pode ser encontrada em outro formato: de sabonete. O produto à base de cerveja é elaborado pela Confraria Beer Soap, que se destaca nesse mercado pela fabricação artesanal e pelo uso de ingredientes 100% de origem vegetal. São mais de 28 rótulos, entre eles o sabonete de Heineken, Erdinger Pikantus e Delirium Tremens. O lúpulo promove uma ação calmante em pele irritada, além de ser antisséptico e antioxidante. Enquanto a cevada e o trigo são fontes minerais e previnem a saúde da pele. Os sabonetes podem ser encontrados no site da Confraria Beer Soap, mas, por ser artesanal, a produção é pequena e não é possível comprar grandes quantidades de uma vez. confraria-beersoap.com

Marina Gobet_site

*Formada em gastronomia pela Lenôtre, a paulistana Marina Gobet tem a sorte de morar em Paris há mais de dez anos.

Colunas recentes

Colunas