Prazeres da mesa

Vinhos do zodíaco

Por: Prazeres Da Mesa | 27.aug.2015

Em tempos de tantas discórdias, embates políticos e desamor, chama seu oponente para um vinhozinho: vai que harmoniza

Áries
Assertivos e ousados, os arianos sabem o que quer da vida – ou pelo menos pensam – e não se intimidam diante das adversidades do dia a dia. O ariano indelicado pede um vinho denso e com taninos fortes que podemos encontrar em um Carmenére. Potente como um soco na cara de quem tenta atravessar seu caminho.

Touro
Veem-se refinados e não tente discordar sob o risco de levar uma cabeçada. São teimosos, amantes da boa mesa e gostam da finesse das borbulhas. Por isso, combinam com um bom champanhe. Costumam pensar que entendem de harmonização, mas não. Deixa ele.

Gêmeos
São cultos mas têm personalidade leve – para não dizer leviana – por isso nunca sabem se querem um branco ou um tinto. Na dúvida, vá de rosé, nacional mesmo. Porque intelectual nesse país tá meio sem condições.

Câncer
Emotivos e apegados ao passado, poderiam ser a fofura do zodíaco se não bebessem até rolar uma alteração. Verdadeiros artistas cujo talento aflora em noites de pileque – quando percebemos que seu lugar é no picadeiro. Ofereça um vinho do Porto, fortificado que leva logo o canceriano para as trevas.

Leão
Generosos e extravagantes, os leoninos não poupam no vinho ostentação. Combinam com um Bordeaux Grand Cru, se possível Magnum. E se eu fosse você, aproveitava essa boquinha porque a economia não vai muito bem companheiro, e essa lagoa pode secar.

Virgem
Metódicos, chatos e manipuladores, levam uma vida de controle neurotizante. Deviam tomar uma tacinha de vinho de sobremesa, como um Sauternes, logo pela manhã para relaxar e adoçar um pouco a vida. E dividir também com quem compartilha do seu dia a dia, porque aguentar essa pressão é dose. Uma tacinha, por favor!

Libra
Deveria ser o signo do equilíbrio, mas depois da primeira taça, a coisa sempre desanda – e quase nunca para o lado bom. Vivem em busca de natureza, aventuras, têm um espírito juvenil. Por isso combinam com vinho Verde. Quem sabe a acidez que pica a língua não dê a real para esse jovem tardio com tendência à bipolaridade?

Escorpião
Passionais e vingativos – duas palavras que não deveriam vir juntas. São pessoas densas, possessivas e que podem dar dor de cabeça no dia seguinte. Poderiam harmonizar com um Malbec jovem, daqueles bem alcoólicos e com os taninos nervosos. Mas bebem Catuaba Selvagem. Escondido.

Sagitário
Espíritos livres de alma cigana, estão sempre em busca de novos conhecimentos. Têm estilo de vida simples por isso vão bem com qualquer vinho e bebem o que tiverem à mão: do espumante levinho ao tinto complexo e estruturado. O importante é beber rápido para entrar em contato com novas culturas e dimensões.

Capricórnio
Sistemáticos, tradicionalistas de personalidade entediante, precisam de um vinho potente para dar algum sentido à vida – e não matar de tédio o cônjuge. Dá logo um Jerez. Um, não: vários! Loucura garantida, mas com personalidade.

Aquário
Visionários, os filhos desse signo são pessoas leves e com tendência “ananauê”. Os vinhos biodinâmicos casam perfeitamente com seu estilo de vida hippie. Alguns aquarianos até adorariam dançar nas noites de lua cheia durante a vindima. Acreditam nos poderes fitoterápicos e celebram a vida com essa bebida divina.

Peixes
O pisciano chorão muda sua preferência o tempo todo, então para que se preocupar com suas preferências etílicas? Combinam com o vinho que tiver na adega: Riesling, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir. E pouco interessa se o grau alcoólico é alto ou não: na segunda taça, ele nem se lembra mais do que está tomando.

Marcelo Katsukijpg

*É blogueiro (comesebebes.com.br) e passa metade do dia pensando em comida. Na outra metade, ele sonha

Colunas recentes

Colunas