Prazeres da mesa

Mundo Mesa, Notícias

Conheça alguns dos mestres do Mesa ES

Evento acontece de 21 a 23 de março, na Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha

Por: Prazeres Da Mesa | 11.jan.2018

Da redação
Fotos: divulgação

O Circuito Mesa estreia no Espírito Santo neste ano. De 21 a 23 de março, chefs de todo o país se encontrarão na Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha. Grandes presenças já estão confirmadas e você acompanha todas as novidades em nosso site  e redes sociais @prazeresdamesa.

Entre os chefs que já confirmaram a presença, estão: Alex Atala (D.O.M, Dalva e Dito, Açougue Central e Bio, SP), Bel Coelho (Clandestino, SP), Barbara Verzola e Pablo Pavon (Soeta, ES), Juarez Campos (Restaurante Oriundi, ES),  e Rodrigo Bellora (Valle Rustico, RS). Confira abaixo mais alguns mestres que marcam presença no evento.

Isaura Caliari

A vida de Isaura Maria Pinho Caliari na gastronomia começou de um modo curioso. Formada em artes plásticas e pós-graduada em administração hoteleira, a mineira de descendência portuguesa e que se define como capixaba de coração fundou em 1989 a Defesta, uma loja que aluguel de produtos para festa. Mas um ano depois, Isaura decidiu dar vida a um outro projeto, uma escola particular de culinária. Também batizada de Defesta, a instituição foi a primeira do tipo no Espírito Santo e, durante 12 anos, ensinou muitos capixabas a cozinhar.

Foi então que recebeu o convite para participar da construção da primeira faculdade de gastronomia do Espírito Santo, a Novo Milênio, sendo a responsável pelo projeto pedagógico e físico, incluindo o desenho dos fogões e praças de trabalho. Atualmente, ela é professora de Cozinha Brasileira: serviço e planejamento de cardápio e cozinha alternativa, no curso de gastronomia da Faculdade Novo Milênio. É também responsável por dar cursos livres de culinária em diversos locais.

Além disso, é autora de três livros, foi colunista de gastronomia do Jornal da Família da Tribuna e é blogueira do portal Sou ES. Apaixonada por pesquisas, montou um sítio orgânico na serra capixaba e batizou o espaço de “meu laboratório”.

ISAURA CALIARI 2

Franklin Pinheiro

Durante 25 anos, Franklin Pinheiro trabalhou em multinacionais, na área de Recursos Humanos, mas foi em 2003 que decidiu mudar de ares. Fez o curso de gastronomia na Faculdade Novo Milênio e, posteriormente, fez a pós-gradução em enogastronomia no Senac, em São Paulo. Traçando seu caminho como expert em vinhos, fez o curso de sommelier profissional na ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers) e conclui o exame Wine Spirit fase I.

De volta ao Espírito Santo, em 2008, começou a dar aulas na faculdade Novo Milênio, sendo atualmente o titulas nos cursos de enologia e enogastronomia. É responsável pela criação do primeiro curso de sommelier profissional do estado, atuando como professor e coordenador.

É também responsável seção semanal Coluna do Vinho, no Jornal ES Hoje; compõe o júri do Top Five Expovinhos ES; e promove o exame Wine Spirit no Espírito Santo.

FRANKLIN

Matérias Relacionadas