Prazeres da mesa

Reportagem, Viagens

Conheça o Perfil do Sabor do seu café preferido

Por: Prazeres Da Mesa | 14.apr.2010

A Associação Brasileira da Industria de Café – Abic – criou um programa de qualidade para ajudar o consumidor a escolher dentre as diversas características do café, aquelas que combinam com seu paladar. O símbolo de qualidade prateado da Abic designa os cafés superiores; enquanto o dourado garante que aquele é um café Gourmet.

Para saber mais acesse o Programa de Qualidade do Café (PCQ) no site www.abic.com.br

Tipos cultivados
As duas espécies de café cultivadas no mundo são o Arabica e o Conilon – e apenas no Brasil são encontrados os dois tipos. O Arabica é o café mais fino, com sabor adocicado e aroma agradável, somente ele contém as variações de corpo e acidez encontradas nas melhores marcas. Já o Conilon tem gosto levemente amargo, sem sabores variados. É muito utilizado nos cafés solúveis.

Safras Premiadas
Nos últimos anos os melhores lotes de grãos produzidos no Brasil e no Estado de São Paulo participam de uma seleção exclusiva e são levados a leilão. O objetivo é quebrar a velha máxima de que os nossos melhores cafés são exportados. Dessa forma, a safra paulista e a safra brasileira são comercializadas com números de série limitados, garantindo a exclusividade e a alta qualidade. São sabores únicos que valem a pena ser degustados.

Veja também:
Que tal um cafézinho?
O café e sua história
O perfil do café, tipos cultivados e safras premiadas
Café e saúde
Segredos e modo de preparo
Com a palavra, a especialista

Matérias Relacionadas