Prazeres da mesa

Reportagem

Culinária prática

Serviço que entrega eceita e quantidade exata de ingredientes é opção para dias de pressa ou pouca experiência na cozinha

Por: Prazeres Da Mesa | 25.may.2015

Por Isabel Raia
Fotos divulgação

cheftime - CamaraoVocê já deve ter passado por uma situação em que vai receber amigos em casa e não sabe nem por onde começar a cozinhar. Fica em dúvida entre diferentes receitas de preparo rápido e, principalmente, com ingredientes de fácil acesso. Bom, depois que a escolha é feita, o jantar fica legal e todos vão embora tecendo elogios. A sensação de alívio é instalada até o segundo dilema. Você precisava usar apenas uma colher de creme de leite fresco, por exemplo, mas teve que comprar a garrafa inteira e não sabe o que fazer com a sobra. Pode repetir a receita mais algumas vezes, inventar outra coisa, ou a pior das hipóteses, descartar o ingrediente.

Não à toa, cresce o número de empresas que oferecem serviços personalizados nos quais uma caixa é entregue com a receita – previamente escolhida pelo cozinheiro - e os ingredientes na quantidade exata. A mise en place chega pronta horas antes do evento e o comensal tem apenas que seguir o passo a passo.

Testamos o serviço da Cheftime. A empresa trabalha com receitas de chefs como Renata Cruz e Fernando Rios e oferece opções em diferentes porções para quem quer fazer uma refeição a dois ou reunião entre amigos. Já o preço, aparece por pessoa – fato que facilita se houver rateio -, mas o pedido mínimo é de duas porções.

Após definir o prato que será preparado, o comensal pode seguir uma das dicas de harmonização e pedir também um vinho. Para quem não dispensa um doce, há também sobremesas que chegam prontas na residência como tortinhas sortidas da Mara Mello ou cheesecake da Cheesecakeria.
cheftime - camarão

Escolhas feitas, hora de pagar e escolher o horário de entrega. A caixa vem com todos os ingredientes separados em embalagens descartáveis e na quantidade exata que será utilizado. Para o teste, fizemos os camarões à provençal e os produtos já vieram limpos e prontos para o uso.

Uma folha revela o passo a passo da receita, mas se preferir, há vídeos no site que mostram o modo de preparo. Difícil errar a mão.

Ao final, pouca sujeira e zero desperdício – exceto pela quantidade de embalagem a ser descartada. O sabor agradou e a qualidade dos ingredientes também, destaque apenas para a quantidade da porção que pode ser pouca caso a fome seja grande.

Matérias Relacionadas