Prazeres da mesa

Notícias

Os sabores do Pará

Evento em São Paulo realiza jantares em famosos restaurantes da cidade a fim de promover os sabores paraenses

Por: Prazeres Da Mesa | 23.aug.2017

Da redação
Foto divulgação

Apesar da grande oferta de restaurantes em São Paulo, encontram-se poucos lugares focados na gastronomia paraense. A fim de reverter essa situação, renomados chefs das cidades de Belém e Santarém desembarcam na capital paulista e realizam um festival gastronômico com o melhor da cozinha do Pará. Ingredientes típicos como tucupi, tapioca, maniçoba, tacacá, e açaí farão parte de cardápios exclusivos em três endereços da cidade de 29 de agosto a 2 de setembro.

O chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem, em Belém do Pará, e a cozinheira e boieira do mercado Ver-o-Peso, Lúcia Torres, estarão no restaurante Capim Santo servindo o retumbão, prato que foi batizado com o nome de uma dança paraense, feito de pirão de farinha de tapioca com leite fresco de castanha-do-pará, camarão e peixe assado.

No restaurante Tordesilhas, Saulo Jennings Simões, da Casa do Saulo Restaurante, assume as caçarolas e apresenta ingredientes pouco conhecidos, como feijão de Santarém, camarão aviú, peixe pirarucu e farinha piracuí. Enquanto isso, Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, levará ao Dalva e Dito pirarucu com salada de feijão-manteiguinha; porco com taperebá; e filhote em crosta de farinha d’água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo.

Além da ação em casas paulistanas, o Mercado de Pinheiros recebe nos dias 1 e 2 de setembro uma mostra com insumos da culinária paraense.

Pato no tucupi

Pato no tucupi

Capim Santo
Al. Ministro Rocha Azevedo, 471, Cerqueira César, tel. (11) 3089-9500, São Paulo, SP; capimsanto.com.br

Tordesilhas
Alameda Tietê, 489, Cerqueira César, tel. (11) 3107-7444, São Paulo, SP; tordesilhas.com

Dalva e Dito
R. Padre João Manuel, 1115, Cerqueira César, tel. (11) 3068-4444, São Paulo, SP; dalvaedito.com.br

Matérias Relacionadas