Prazeres da mesa

Notícias

Destino Paradisíaco

Ilhota ao sul do Caribe, Aruba tem despertado o interesse de turistas que buscam sol, águas cristalinas e gastronomia de ponta

Por: Prazeres Da Mesa | 8.jun.2017

Por Beatriz Albertoni, de Aruba*
Fotos divulgação

Apesar de o Brasil ter um litoral invejável, cruzar a América do Sul e aterrissar em uma das ilhas caribenhas pode ser bastante encantador. O mar azul-turquesa, a vegetação única e a gastronomia peculiar são alguns dos motivos que fazem valer a visita. Pelo constante trabalho da Autoridade de Turismo de Aruba (ATA) em promover os atrativos do país, cada vez mais turistas têm procurado o destino para passar as férias de maneira diferenciada.

Ex-colônia do Reino dos Países Baixos desde 1986, Aruba carrega na cultura local influências de diversos países. O idioma papiamento, por exemplo, é uma junção de holandês, inglês, espanhol, português e africano. Em um primeiro instante, ao escutar uma conversa entre arubanos, temos a impressão de que conseguimos identificar o que estão dizendo. De fato, pela imigração de países latino-americanos, algumas palavras são similares às do nosso português, como as saudações bon dia, bon tardi e bon nochi.

Não só na língua, a ínsula próxima à costa venezuelana mistura influências também na gastronomia. “É, em sua plenitude, uma cozinha crioula”, diz Erwin Hüsken, chef do restaurante Screaming Eagle, um dos mais conceituados da ilha. “Os sabores vêm de diversas partes do mundo e, unidos aos insumos regionais, criam a identidade do país.”

Sabores locais

A capital do país caribenho, Oranjestad, é o polo gastronômico da ilha, com uma vasta estrutura de restaurantes de estilos dos mais variados. Por incrível que pareça, os frutos do mar não são as estrelas dos cardápios arubanos. Um dos preparos mais tradicionais, o keshi yena, é feito de frango desfiado e coberto com queijo gouda gratinado, similar ao nosso escondidinho. Assim como outros pratos servidos por lá, arroz e legumes grelhados são os acompanhamentos principais.

A variedade de restaurantes foi pensada, principalmente, pela grande leva de turistas que a ilha abriga durante todo o ano. Desde café da manhã e brunch até almoço e jantar, em Aruba, a estada pode se tornar uma verdadeira experiência gastronômica.

Para promover os sabores locais, o evento Eat Local Aruba Restaurant Week, que teve a segunda edição em outubro de 2016, convidou mais de 60 restaurantes para preparar um menu exclusivo a preços fixos e reduzidos. Segundo Erwin, além de apresentar a turistas o que Aruba tem de melhor, a iniciativa é importante para a população local. “Aqui, os restaurantes têm um custo elevado. Com esse evento, podemos oferecer aos arubanos os mesmos pratos, mas com preços mais acessíveis”, afirma.

DESTINO PARADISÍACO - Aruba

Para incluir no roteiro

A cozinha arubana, que empresta características e insumos de outros países, como Holanda, Venezuela e outras ilhas do Caribe, faz parte da rota turística da região e é um dos pontos fortes da viagem. Saiba quais locais valem uma visita.

Windows on Aruba
Com vista privilegiada para um grandioso campo de golfe, o restaurante Windows on Aruba une paisagem e boa gastronomia e pratos preparados pelas mãos do americano Matt Boland. A boa pedida é a sopa de abóbora assada, grãos de milho e azeite de gengibre caramelizado. windowsondaruba.com

Papillon
Esse simpático restaurante localiza-se em uma das praças mais movimentadas de Palm Beach. Os tradicionais pratos franceses recebem o típico toque caribenho, o que faz do local um destino indispensável. A sobremesa crème brûlée de coco, servida com sorvete de baunilha e flocos de coco tostado, é ótima opção para amenizar o calor. papillonaruba.com

Huchada
As padarias locais são fontes para provar da mistura de culturas na gastronomia de Aruba. O café da manhã da Huchada, pequena casinha colorida afastada do centro urbano, oferece opções como pastéis fritos, que lembram as empanadas argentinas, arepas típicas da Venezuela, e danish, pão doce dinamarquês.

Ventanas del Mar
Sofisticado restaurante dentro do resort Tierra del Sol, o Ventanas del Mar é opção para um jantar romântico com direito a uma belíssima vista para o mar. Não deixe de provar o escargot puxado na manteiga ou o filé de pescado em cama de purê de batata com camarão e cenoura. tierradelsol.com

01/12

White Modern Cuisine
O White Modern Cuisine é um dos destinos mais procurados para o brunch, com vista privilegiada. As opções do cardápio são servidas em pequenas porções para que o comensal consiga provar de tudo um pouco. Vale experimentar o famoso egg benedict ou as panquecas com creme batido, geleia de morango e purê de banana. whitecuisine.com

Screaming Eagle
Inspirado em restaurantes de Miami, a conceituada casa de Erwin Hüsken serve o jantar em luxuosas camas, no lugar de mesas. A ousada proposta do chef holandês fez com que o local se destacasse entre tantos outros restaurantes de Aruba. O cardápio é, do começo ao fim, um sucesso à parte. Destaque para a entrada de sopa de lula com espuma de batata-crioula, cebolas de mamão e alcaparras fritas, servida com bacon sequinho e azeite de ervas. screaming-eagle.net

01/12

Fora da rota

A cultura gastronômica também está presente no dia a dia dos arubanos. As casinhas coloridas, planas e de estilo holandês são palco de encontro entre amigos para saborear preparos típicos e aproveitar o clima e a brisa caribenhos. É nessas reuniões intimistas que os verdadeiros sabores da ilha são evidenciados.

A herança multicultural resulta em pratos peculiares e de sabor único, como o guisado de carne com pimentões e especiarias, servido com purê de milho (chamado funchi) e banana-da-terra frita. Esse é um dos preparos típicos, elaborados para reunir a família em almoços de domingo.

Como não poderia deixar de ser, a alegria dos arubanos é incontestável. Sempre dispostos a receber visitas e dar início a uma festa, as noites dos fins de semana quase sempre passam com um churrasco no jardim. Milho, costela e coxas de frango ao molho barbecue são assados na grelha giratória e servidos com pão de milho e salada de repolho.

Nas mais diferentes ocasiões, os pratos são acompanhados da cerveja local, Balashi, feita com água do mar dessalinizada. Bastante suave, é perfeita para o clima tropical do Caribe. A bebida é orgulho nacional, vencedora de duas medalhas de ouro no concurso internacional de Bruxelas.

Denominada como a “Ilha Feliz” por visitantes e residentes, seja pelas águas azuis, pela areia branca, seja pela gastronomia, Aruba tem motivos de sobra para arrancar sorrisos.

01/12

Matérias Relacionadas