Prazeres da mesa

Rota do Pão

Direto de Paris, o primeiro dia da Europain, por Rogerio Shimura

Por: | 5.mar.2012

Ao chegarmos ao pavilhão, fomos recepcionados em um mezzanino premium pela Sra. Marie-Ange Joarlette, diretora do Promosalons. Em seguida, fizemos visitas guiadas com tradutores pelos setores de padaria artesanal, máquinas e confeitaria.

A Europain 2012 está ainda maior e mais diversificada que as anteriores. Agora, é possível encontrar empresas e suas máquinas, produtos e tecnologias vindas de mais de 30 países. Tudo isso é um suporte aos profissionais para que, com um pé nos princípios clássicos, possam inovar nas técnicas da arte da panificação.

O destaque do dia ficou por conta do novíssimo pavilhão Brasileiro, no qual pela primeira vez  na história da Europain, doze empresas brasileiras montaram seus estandes para divulgar o “modelo de padaria brasileiro”. Além de uma loja conceito, pensada para contar a história da panificação brasileira. Único no mundo, esse formato é novidade por em terras francesas, pois além de pães e bolos, também serve almoço,  jantar, lanches, conveniência. E parece que os visitantes do salão gostaram de “la boulangerie bréselienne”, mesmo nosso modelo sendo totalmente diferente do francês. Tivemos boa aceitação e despertamos interesse.

Além disso, um outro formato de loja causou curiosidade: uma empresa especializada em containers. Estes, são transformados e funcionam como uma lanchonete móvel.

Amanhã traremos mais notícias da Europain: competição de escolas e a Copa do Mundo de Panificação e Confeitaria!

Matérias Relacionadas