Prazeres da mesa

Cervejas, Notícias, Reportagem

EXCELÊNCIA EM CARNES

Costelinha de porco e lombo suíno mostram que o casamento com boa gelada é deleite certeiro

Por: Prazeres Da Mesa | 12.aug.2016

Por André Clemente e Edu Passarelli
Fotos RJ Castilho e divulgação

Não há como resistir a uma suculenta fatia de picanha ou a uma tira da costela da vitrine. Essas são apenas duas das delícias da Vento Haragano, churrascaria rodízio que funciona desde 1993 na região dos Jardins, na cidade de São Paulo. Reconhecida como uma das melhores casas do país, além das carnes de rodízio, o farto bufê de saladas e as costelas de boi assadas lentamente – são preparadas por 8 horas em assador crioulo – ganham a atenção dos clientes. Resistimos à tentação de harmonizar cervejas com esses clássicos da Vento Haragano para provar duas novidades. Começamos com costelinhas de porco ao molho barbecue. A receita, que tem notas picantes intensas vindas da páprica e, defumadas, do molho, foi harmonizada com uma clássica Pale Ale. As notas caramelizadas da cerveja encontraram semelhança no adocicado no molho, enquanto o amargor da bebida cortava a sensação de untuosidade deixada no paladar. As notas defumadas eram complementadas com o sabor da cerveja, formando uma combinação intensamente saborosa.

01/12

João Lazzaretti, grande comandante do salão da Vento Haragano e autor das receitas aqui apresentadas, nos trouxe o segundo prato, lombo suíno ao molho de jabuticaba. Para combinar, escolhemos a belga Duchesse de Bourgogne, que traz notas ácidas, viníficas e de frutas vermelhas como destaque, além de residual adocicado. A harmonização se destacou principalmente na união de carne, molho e cerveja, proporcionando um sabor intenso e duradouro. Foi o destaque entre as duas harmonizações do dia.

As receitas são simples de reproduzir e bem informais. Começando pela costela de porco, Lazzaretti dá algumas dicas de preparo:

Primeiro, o molho barbecue deve ser elaborado. Para isso, junte ketchup, mel, páprica e fumaça líquida (pode ser comprada em bons supermercados) e aqueça tudo por 3 minutos. Reserve. Marine as costelas por 2 horas em vinho branco, sal, pimenta, páprica picante e fumaça líquida; coloque em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 30 minutos. Coloque na grelha para dourar e sirva com o molho barbecue por cima.

Para o lombo, use um tempero preparado à base de água, sal, vinho tinto, páprica picante, salsinha, louro, pimenta, cebolinha-verde, orégano, manjerona, sálvia e alho. Bata tudo no liquidificador para formar uma pasta e passe no lombo de porco, deixando marinar nessa mistura por 4 horas. Leve à grelha. Sirva com geleia de jabuticaba.

Lombo de porco com geleia de jabuticaba_Excelência em carnes

Lombo de porco com geleia de jabuticaba

Matérias Relacionadas