Prazeres da Mesa - Página Inicial
  Facebook Twitter Twitter VideoReceita  
 
 
  Os segredos para fazer um bom café
   

 

O preparo do café parece realmente uma coisa simples, mas tem seus segredos.


Cada etapa do preparo é importante. 1. Use água filtrada ou, melhor, dê ao café o status que ele merece e utilize água mineral. 2. A chaleira escolhida para ferver a água deve ser usada exclusivamente para esse fim. 3. Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida. 4. Nunca deixe a água ferver, esquente até os 90 ºC. 5. Existe o pó de café certo para cada tipo de preparação e gosto (fraco, médio e forte). 6. A data de validade impressa na embalagem do café vale apenas enquanto ela se encontra fechada. Depois de aberta, quanto mais rápido for seu consumo, melhor. 7. Guarde o café em recipientes bem fechados e, de preferência, na geladeira. 8. Nunca prepare a bebida ou a coloque na garrafa térmica já adoçada. 9. Para o preparo em filtro de papel ou coador de pano, a medida ideal fica em 5 ou 6 colheres de sopa de pó para 1 litro de água. Mas você deve variar sempre, buscando a proporção que melhor agrade.

MODO DE PREPARO Café ao modo brasileiro – O pó deve macerar na água quente, sem ferver. Enquanto a mistura fica no fogo baixo, mexa vagarosamente com uma colher de pau. Essa maceração faz liberar os açúcares, as proteínas e alguns dos óleos aromáticos da bebida. Esse café deve ser passado pelo coador de pano. Resulta em um café forte e aromático. Filtro de papel – O filtro e seu suporte devem ser do mesmo tamanho, o pó deve ser espalhado uniformemente, sem ser apertado, e umedecido com água quente. A água deve ser despejada em fio, lentamente, sem mexer com a colher. Seu café é suave e aromático. Cafeteira italiana ou Moka – Essa cafeteira tem duas partes e um filtro fazendo a ligação entre elas, com formato semelhante ao de um bule antigo. A água é colocada na parte inferior e o pó, no filtro. Leva-se ao fogo, o calor faz com que a água passe pelo filtro e suba para a parte superior. Café forte, levemente amargo e de aroma intenso. Expresso – Inventado em 1946, pelo italiano Achille Gaggia, é considerado o mais nobre sistema de preparo. A água passa pelo pó sob pressão de 9 atmosferas e com a exata temperatura de 90 ºC, num tempo que varia de 25 a 30 segundos. O resultado é uma bebida concentrada, de aroma e sabor intensos, bom corpo, persistente no paladar e coberto com um denso creme cor de avelã. O expresso bem tirado tem creme espesso e duradouro, cor homogênea e retém o açúcar durante alguns segundos.

Que tal um cafézinho?
O perfil do café, tipos cultivados e safras premiadas
Café e saúde
Segredos e modo de preparo
Com a palavra, a especialista

 
 
 
 
VideoReceita
Creme de Manga, Coco e Gengibre :: Sabores da Semana

Outros vídeos:
· Caipiry
· Margarita
· Como Fatiar e Picar Cebolas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nas Bancas Melhores do Vinho
Melhores do Ano Mesa Ao Vivo Brasília
Mesa Ao Vivo Ceará Mesa Ao Vivo Pernambuco
Mesa Ao Vivo Rio Semana MESA SP
Blog do Castilho Blogosfera de Prazeres
Edições Anteriores Vídeos
Carta de São Paulo Quem Somos
Fale Conosco (SAC) Newsletter
   
 
colunistas
Luca Gardini
Entenda as características comuns às muitas variedades incluídas nessa tipologia originária da região central da Itália
 
Josimar Melo
Ao rever o livro sobre cerveja escrito mais de uma década atrás, a prova de que o mercado e o consumidor evoluíram – e não foi pouco
 
Jorge Carrara
Uvas como Sauvignon Blanc, Syrah, Cabernet Franc e Pinot Noir brilham cada vez mais e mostram a diversidade do país
 
Alex Atala
Das muitas alegrias recentes, um viva especial à agricultura brasileira e ao poder do pequeno produtor
 
  Prazeres da Mesa e Editora 4 Capas também fazem
4 Capas On-line | Rua Andrade Fernandes, 283 - São Paulo, SP - (11) 3023-5509 | www.4capas.com.br
Prazeres da Mesa, A Bíblia da Gastronomia
Resolução Mínima de 1024x768 © Copyright 2008, Prazeres da MESA. Todos os direitos reservados
Assine | Anuncie na revista | Anuncie no site | Fale Conosco (SAC)