Prazeres da Mesa - Página Inicial
  Facebook Twitter Twitter VideoReceita  
 
 
  Atenção freguesia: é época de manga
   

 

Essa fruta, que nasceu na Ásia, percorreu o mundo e adaptou-se bem ao clima brasileiro; é aliada da saúde e um ingrediente versátil na gastronomia


Por Bianca Marchetti
Fotos Ricardo D'Angelo
Produção Cristina Esquilante


Da Índia para Portugal e de lá para o resto do mundo. A manga viajou os quatro cantos da Terra e adaptou-se em países de clima tropical, como o Brasil. Seu caminho foi trilhado pelas caravelas portuguesas - naquela época em que se trocavam especiarias nos mercados.


Durante muito tempo, a fruta foi consumida ao natural. Porém, influências de outros povos, têm feito da manga a estrela de muitos pratos. O chef Junior Messa, do Ban Kao, no bairro paulistano do Itaim Bibi, utiliza sua referencia oriental para compor criações como o peixe empanado com coco ralado - ingrediente típico brasileiro - servido com coulis de manga e curry indiano.


A escolha das combinações é essencial. Peixes, frutos do mar e peito de peru combinam muito bem com a fruta, por serem leves e suaves. No restaurante Ají, localizado no Jardim Paulista, na capital, o chef Checho Gonzáles combina manga grelhada com camarões salteados, cobertos com calda de cacau. A chef Eliane Carvalho, do Brie Restô, nos Jardins, também em São Paulo, é outro que aposta na combinação da fruta com carnes brancas. Mas, um segredo faz toda a diferença: “O meu é o chutney. Combino este curinga com um folhado de camarão e até com saladas”.


Muito além do sabor, a manga é uma aliada da saúde. Por sua alta quantidade de ferro, é indicada para auxiliar tratamento de anemias e, para mulheres grávidas ou em período menstrual. Sua grande concentração de potássio também é um atraente para quem sofre de câimbras, estresse e problemas cardíacos. Na Índia, onde ela é a fruta nacional, acredita-se que suas propriedades são capazes de estancar hemorragias, fortalecer o coração e trazer benefícios ao cérebro.


Para escolher a manga madura, aperte com os dedos: ela deve estar macia, mas a casca não pode se romper pela pressão. Atenção também para rachaduras, tons cinza ou manchas escuras: a fruta própria para o consumo não deve apresentar essas características. E, ao descascar, consuma imediatamente. Na geladeira, a fruta perde textura e desidrata.


Informações nutricionais
A manga é rica em vitamina A, C e do Complexo B, o que a torna um excelente antioxidante. Possui grande quantidade de ferro, recomendado para tratamentos contra anemia; e fibras, responsáveis pelo trato intestinal.


Fonte: Departamento de Nutrição Natural da Terra


Salada VietnamitaSalada Vietnamita
2 porções


350 g de camarão-rosa
200 g de manga Haden
150 g de pepino japonês
150 g de cenoura
150 g de abobrinha
100 g de amendoim sem casca
30 g de salsinha picada
160 ml de azeite
80 ml de shoyu
3 unidades de pimenta-dedo-de moça


Modo de preparo
1. Corte a manga, o pepino, a cenoura e a abobrinha em tiras bem finas. 2. Salteie a cenoura e a abobrinha no azeite até que fiquem macias. Reserve. 3. Grelhe os camarões no azeite até que fiquem levemente dourados. 4. Misture todos os legumes com o amendoim. 5. Regue o shoyu e o azeite e adicione os camarões grelhados. 6. Finalize com a pimenta-dedo-de-moça e a salsinha. Sirva gelada.









Compota de manga com frutas vermelhas e sorvete de cremeCompota de manga com frutas vermelhas e sorvete de creme
2 porções


150 g de framboesa congelada
150 g de amoras congeladas
150 g de morangos frescos
100 g de açúcar
15 g de manteiga sem sal
10 g de cardamomo
50 ml de vinho do Porto
2 mangas Haden
Sorvete de creme e sal a gosto


Modo de preparo
1.Corte as mangas e os morangos em fatias finas. 2. Em uma frigideira em fogo baixo, derreta o açúcar e, quando o líquido estiver transparente, adicione as fatias de manga e as frutas vermelhas; deixe cozinhar por 8 minutos ou até que as frutas fiquem macias. 3. Adicione o vinho do Porto e cozinhe por mais 5 minutos. 4. Acrescente o cardamomo. 5. Deixe esfriar por 5 minutos e sirva sobre o sorvete de creme.


Receitas da chef Luciana Bonamico, do Natural da Terra

 
 
 
 
VideoReceita
Creme de Manga, Coco e Gengibre :: Sabores da Semana

Outros vídeos:
· Caipiry
· Margarita
· Como Fatiar e Picar Cebolas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nas Bancas Melhores do Vinho
Melhores do Ano Mesa Ao Vivo Brasília
Mesa Ao Vivo Ceará Mesa Ao Vivo Pernambuco
Mesa Ao Vivo Rio Semana MESA SP
Blog do Castilho Blogosfera de Prazeres
Edições Anteriores Vídeos
Carta de São Paulo Quem Somos
Fale Conosco (SAC) Newsletter
   
 
colunistas
Didú Russo
Depois de perder espaço para a Cabernet Sauvignon na produção nacional, a Cabernet Franc ganha de novo destaque nas adegas da América do Sul
 
André Clemente e Edu Passarelli
Acha que conhece todas as possibilidades de degustar cerveja? Então se prepare para mais esta: a bebida é usada para lavar a casca do laticínio
 
Carlo Petrini
Com a Rio+20, uma reflexão sobre as promessas feitas duas décadas atrás, na Eco 92
 
Jorge Carrara
Uvas como Sauvignon Blanc, Syrah, Cabernet Franc e Pinot Noir brilham cada vez mais e mostram a diversidade do país
 
  Prazeres da Mesa e Editora 4 Capas também fazem
4 Capas On-line | Rua Andrade Fernandes, 283 - São Paulo, SP - (11) 3023-5509 | www.4capas.com.br
Prazeres da Mesa, A Bíblia da Gastronomia
Resolução Mínima de 1024x768 © Copyright 2008, Prazeres da MESA. Todos os direitos reservados
Assine | Anuncie na revista | Anuncie no site | Fale Conosco (SAC)