Prazeres da Mesa - Página Inicial
  Facebook Twitter Twitter VideoReceita  
 
 
  Semana Mesa SP

Veja os destaques do maior evento de enogastronomia nas Américas


Da redação

Chefs de todas as Américas se reúnem na edição 2012 do Semana Mesa SP, evento enogastronômico promovido em parceria entre Prazeres da Mesa e Senac entre os dias 5 e 9 de novembro. Nesta terça-feira (6), primeiro dia do congresso Mesa Tendências, que integra a programação do festival, a aula de abertura é de Alice Waters, do norte-americano Chez Panisse. Alice, uma das chefs mais prestigiadas dos Estados Unidos, é conhecida por sua defesa da comida simples e do uso de ingredientes sazonais, orgânicos e regionais. Pela primeira vez no Brasil, a chef aborda o tema “Deliciosa revolução: Cultivando a cultura Slow Food em um mundo Fast Food” em sua aula no Tendências.

Em seguida, a chef dá lugar ao sociólogo italiano Carlo Petrini, presidente do Slow Food, que fala sobre o projeto Arca do Gosto – que visa à manutenção e preservação de alimentos em risco de desaparecimento. O mexicano Enrique Olvera é o próximo palestrante, falando sobre o milho, um dos ingredientes-base de seu país. A brasileira Mônica Rangel, do Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, encerra as palestras da manhã, dando aula sobre a ora-pro-nóbis, verdura muito usada em Minas Gerais, mas pouco explorada no restante do país.

Após o almoço, o escritor Raul Lody retoma os trabalhos com o debate “Sobrevoando as Américas”, com um panorama da alimentação no continente americano. Em seguida, é a vez do chef Federico Fialayre, de Buenos Aires, discutir a cozinha de imigrantes, opondo tradições locais e familiares. John Higgins, da Universidade George Brown, em Toronto, no Canadá, conta uma breve história da cozinha canadense, tão pouco conhecida por aqui. Antes do intervalo, Virgilio Martinez explora as altitudes dos Andes e da selva peruana.

À tarde, Flávio da Cruz Abaurre apresenta uma novidade: o café comestível, uma invenção “made in Brasil”, seguido pela jovem chef Andrea Kauffman, do paulistano AK Villa, que ensina tudo sobre conservas e curas. O consultor Washington Rodrigues discute na sequência a questão do serviço nos restaurantes: o prato é perfeito, mas um atendimento ruim pode por tudo a perder. Thomas Troisgros, do Olympe, no Rio de Janeiro, e Rafael Costa e Silva, que trabalha com produtores locais cariocas, debatem em seguida os peixes descartados no litoral do Rio. O primeiro dia de congresso é encerrado com aula da prestigiada chef Roberta Sudbrack, com um tema instigante: “Novos olhos para nossa própria comida”.

Já fez sua inscrição no Semana Mesa SP? Corra, que ainda dá tempo!

 
 
 
 
VideoReceita
Creme de Manga, Coco e Gengibre :: Sabores da Semana

Outros vídeos:
· Caipiry
· Margarita
· Como Fatiar e Picar Cebolas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nas Bancas Melhores do Vinho
Melhores do Ano Mesa Ao Vivo Brasília
Mesa Ao Vivo Ceará Mesa Ao Vivo Pernambuco
Mesa Ao Vivo Rio Semana MESA SP
Blog do Castilho Blogosfera de Prazeres
Edições Anteriores Vídeos
Carta de São Paulo Quem Somos
Fale Conosco (SAC) Newsletter
   
 
colunistas
Jancis Robinson
A paixão por vinho norteia até mesmo as férias em família e resulta em descobertas emblemáticas e inesquecíveis
 
Marina Gobet
O restaurante Abri oferece dois tipos de cardápio: sanduíches, aos sábados e às segundas-feiras, e menu com tendência oriental nos outros dias da semana. Acerta em ambos
 
Marcelo Katsuki
Numa época em que fotografar o prato é quase um vício, aprenda a identificar os que exageram na função
 
Carlo Petrini
Com a Rio+20, uma reflexão sobre as promessas feitas duas décadas atrás, na Eco 92
 
  Prazeres da Mesa e Editora 4 Capas também fazem
4 Capas On-line | Rua Andrade Fernandes, 283 - São Paulo, SP - (11) 3023-5509 | www.4capas.com.br
Prazeres da Mesa, A Bíblia da Gastronomia
Resolução Mínima de 1024x768 © Copyright 2008, Prazeres da MESA. Todos os direitos reservados
Assine | Anuncie na revista | Anuncie no site | Fale Conosco (SAC)