Prazeres da mesa

Notícias

Juntos pela cozinha brasileira

Por: Prazeres Da Mesa | 27.sep.2017

Da redação
Fotos arquivo

Para enriquecer ainda mais a experiência, o Mesa Tendências traz histórias, ações e conhecimentos de todo o Brasil. A programação conta com Alysson Müller (Rosso), de Florianópolis, Santa Catarina, para abordar a desvalorização dos AMNC`s (Alimentos Marinhos Não Convencionais); e com os chef de Brasília Gil Guimarães (Baco Pizzaria), Mara Alcamim (Universal Diner) e Francisco Ansiliero (Dom Francisco) que falam sobre a panela candanga e a vida fora do eixo. Mara aproveita ainda para contar sobre a cultura alimentar do Acre indígena.

Minas Gerais também é destaque no evento, representado por Léo Paixão (Glouton) que convida o comentarista de gastronomia Rusty Marcellini e o chef Rodolfo Mayer (Angatu) para exaltar a cozinha mineira além do tutu e do leitão.

Manu Buffara (Manu) com Gabrielle Mahamud (Blog Flor de Sal) e Delso Moretti, do Paraná, mostram o trabalho que estão desenvolvendo no estado para promover uma alimentação mais saudável. Ainda no Sul, os chefs gaúchos Marcos Livi (Veríssimo, Quintana e Napoli Centrale) e Marcelo Schambeck (Del Barbiere) sobem ao palco para falar sobre as influências da cozinha sulista e da adaptação como símbolo de brasilidade.

Representando o Pantanal, Paulo Machado (Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado), do Mato Grosso do Sul, destaca a riqueza desse bioma. Direto da Bahia, Fabrício Lemos (Origem) e Caco Marinho (DOC Casual Dinning) contam sobre o estado que poucos conhecem, exaltando as tradições e as matrizes indígena, africana e portuguesa.

Os cariocas também chegam em peso no Mesa Tendências. Pedro Siqueira (Massa e Puro) e Marcos Cerutti (SPA Pane) contam sobre a nova empreitada que enfrentam juntos: a pizzaria Ella. Rafa Costa e Silva (Lasai) dará uma aula com todo o talento e experiência que emprega em seu restaurante, listado como um dos melhores do mundo.

A renomada chef Roberta Sudbrack (Garagem da Roberta) discute a essência da cozinha em um equilíbrio de paixão, criatividade e técnica, enquanto Thomas Troisgros (Olympe) conta sobre sua trajetória de sucesso e as histórias de uma das família mais emblemática da gastronomia do Rio de Janeiro e da França.

Pop-up

Entre uma aula e outra, Sebastian Parasole (IESB), de Brasília, apresenta a Iniciativa Bandoneón, um projeto que mescla gastronomia, educação, comida de rua e solidariedade de forma empreendedora e sustentável.

Aproveite os preços especiais para adquirir seu lugar com antecedência nessa grande festa da gastronomia.

01/12

Matérias Relacionadas