Prazeres da mesa

Rota do Pão

Na rota das boulangeries em Paris, por Rogério Shimura

Por: | 23.mar.2012

Um dos nossos roteiros incluía visitas às mais famosas boulangeries parisienses. Uma delas chama atenção por sua preocupação com a qualidade do alimento. Com produção “bio”, ou seja, pães sem aditivos ou conservantes, a Le Boulanger de Monde, que fica na Rua Montorgueil, é certificada por órgãos competentes. Em seguida, partimos para uma das 15 lojas de Eric Kayser. Seus pães artesanais, que também são livres de conservantes, são maravilhosos. Destaque para os pães da campanha e o pão de figo. Todos do grupo adoraram!

Não poderíamos deixar de visitar a Le Granier à Pain, boulangerie do Mestre Padeiro Michel Galloyer. Esta casa é detentora do Prêmio de Melhor Baguete de Paris de 2010. Na loja da Rua Des Abbesses (uma das sete lojas, localizadas em Paris), o grupo foi recebido pelo padeiro Nicolas Casuccio, que explicou passo a passo todo o processo de produção. Dos fornos dessa loja saem diariamente três mil baguetes.

Para encerrar essa saborosa jornada, nada mais apropriado do que uma visita à Poilâne. Aberta em 1932 por Pierre Poilâne, é símbolo da panificação na França. O segredo do sucesso está na combinação: fermentação natural, cozimento em forno à lenha e farinha moída na pedra.  A tradição do pão artesanal continuou com seu filho, Lionel, que privilegiou as técnicas e é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus produtos. Poilâne possui três endereços em Paris e um em Londres. 


 

Matérias Relacionadas