Prazeres da mesa

Notícias, Reportagem

NATUREZA NO PRATO

Quase todos os alimentos orgânicos servidos aos hóspedes do Lapinha Spa são produzidos no próprio quintal

Por: Prazeres Da Mesa | 24.jul.2017

Por Flávia G. Pinho
Fotos Caio Ferrari

Era o ano de 1965. Depois de visitar a clínica naturista Bircher Benner, na Suíça, que pregava a cura pela alimentação saudável, a neta de checos Margarida Bornschein-Krisch, então com 74 anos, estava de volta ao Brasil disposta a fundar um empreendimento semelhante na cidade de Lapa, a 1h30 de Curitiba, no Paraná. Até a propriedade de 550 hectares estava comprada, faltava começar as obras. Mas dona Margarida deixou os tijolos e o cimento para depois e começou pela horta. “Ela ficou morando sozinha em um casebre, e só inaugurou o Lar Lapeano de Saúde em 1972”, diz o neto Dieter Brepohl. Em 45 anos, muita coisa mudou. A estrutura de 20 quartos, com jeitão de clínica e instalações bem simples, deu lugar ao elegante Lapinha Spa, hoje administrado por Brepohl, onde os cerca de 150 hóspedes mensais pagam a partir de 5.345 reais por um pacote de cinco dias. A dieta, porém, é só uma evolução das diretrizes que dona Margarida estabeleceu – os pratos incorporaram técnicas de cocção modernas com apresentação caprichada, mas os ingredientes continuam quase inteiramente produzidos na propriedade.

01/12

Na horta, que soma 3 hectares, plantam-se de alface a alcachofra, de morango a espinafre, de tomate a batata. Sete funcionários, chefiados por Geovani Leineker, fazem colheitas diárias para alimentar a cozinha do spa – o excedente é vendido em cestos, distribuídos por encomenda, em Curitiba. Por trás da horta, vê-se o galinheiro. Como o spa adota a dieta ovolactovegetariana, as aves vivem sossegadas, sombreadas por pessegueiros e caquizeiros, e têm como função apenas fornecer ovos. Do outro lado, próximo ao bosque, um amplo pasto de capim-azevém alimenta 104 vacas-holandesas. Em duas ordenhas, às 5 e às 15 horas, são coletados até 1.500 litros de leite por dia. A quantidade é tamanha que metade é vendida a uma cooperativa da cidade.O restante tem como destino a queijaria da Lapinha, onde são fabricados vários tipos de queijo minas frescal (são uma delícia as versões temperadas com nozes, pimenta-calabresa e ervas), queijo prato, mussarela, ricota, provolone, poronguinho (como os paranaenses chamam o queijo cabaça), requeijão, iogurte e manteiga. “Já fabricamos 740 quilos mensais”, afirma o engenheiro Vinícius Woicik, responsável por toda a produção de alimentos do spa.

Bem pertinho da queijaria fica o pedaço mais perfumado da propriedade: a fabriqueta de alimentos processados. Uma equipe de seis funcionárias passa o dia entre panelas e fornos, dando forma a compotas, geleias, pães, biscoitos, molhos, granolas e barrinhas de cereais. Parte dos produtos vai embora nas sacolas dos próprios hóspedes, que costumam fazer compras antes do checkout – o que sobra chega às feiras e às padarias da região com a marca Lapinha Alimentos. “Sem que planejássemos, surgiu um novo business”, diz Brepohl. É dieta, mas nem parece. Omelete de espinafre, quibe de quinoa, almôndega de ricota, torta de legumes, yakisoba, brownie – quem passa os olhos pelos cardápios diários do Lapinha Spa nem imagina que vai enfrentar uma dieta de substancial restrição calórica (a mais condescendente permite 1.800 calorias diárias).

As receitas magrinhas são assinadas pela chef Arlete Zbonik, de 40 anos, uma descendente de alemães e poloneses que começou a trabalhar na casa como recepcionista, 26 anos atrás. “Eu era muito curiosa e vivia em cima das cozinheiras, tentando aprender, até que resolveram me treinar”, diz.

Hoje, Arlete ministra concorridos cursos de culinária saudável até mesmo em são paulo. Uma de suas receitas de maior sucesso é o flan de alcachofra, uma entrada leve e facílima de fazer, que também fica ótima à base de outros legumes ou de cogumelos. Para fazer um passeio virtual pela lapinha e aprender como preparar o flan, acesse o vídeo do cozinha.doc no mesa hub, o canal de Prazeres da Mesa, no Youtube.

01/12

Matérias Relacionadas