Prazeres da mesa

Extras

Nostalgia gelada

Receitas de nove sobremesas clássicas preparadas com sorvete, como vaca preta, cassata e frappé

Por: | 29.mar.2013

Por Túlio Silva   
Foto RJ Castilho

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha se rendido à tentação de devorar delícias geladas como milk-shake, banana split, sundae. Neste cardápio de sobremesas das antigas, que resistem ao tempo e são preparadas com sorvete, ainda estão especialidades como vaca amarela, cassata, frappé e tartufo.
 
Iguarias – nostálgicas para muita gente – que podem render uma bela e açucarada festa em casa. Para entrar nesta brincadeira, sugerimos o preparo de nove delas: milk-shake nas versões paçoca e abacaxi com maracujá; frappé de coco e de menta com chocolate; vaca preta e vaca amarela; tartufo de chocolate com recheio de castanhas e as cassatas de amarena e tropical. As receitas são da sorveteria Damp e da hamburgueria General Prime Burger, ambas de São Paulo.

MILK-SHAKE DE ABACAXI COM MARACUJÁ
1 porção

Milk-shake
2 bolas de sorvete de baunilha
1 bola de sorvete de doce de leite
10 ml de leite integral

Montagem
80 g de geleia de maracujá
10 g de abacaxi picado

Milk-shake
1 Bata os sorvetes com leite até obter uma mistura homogênea (a quantidade de leite pode variar, para mais ou para menos, de acordo com a cremosidade do sorvete).

Montagem
1 Coloque uma parte da geleia de maracujá no fundo do copo, acrescente o milk-shake. 2 Coloque mais geleia sobre o topo da bebida e decore com o abacaxi picado. 3 Sirva bem gelado.

MILK-SHAKE DE PAÇOCA
1 porção

Milk-shake
2 bolas de sorvete de doce de leite
1 bola de sorvete de baunilha
10 ml de leite integral
1/2 paçoquinha

Montagem
1 paçoquinha (e mais a metade que sobrou no preparo do milk shake)

Milk-shake
1 Bata os sorvetes, a paçoquinha e o leite até obter uma mistura homogênea (a quantidade de leite pode variar, para mais ou para menos, de acordo com a cremosidade do sorvete).
 
Montagem
1 Coloque o milk-shake em um copo, esfarele a metade da paçoquinha por cima e finalize com a outra inteira. 2 Sirva bem gelado.

Receitas do chef Francisco Pinheiro, do General Prime Burger, em São Paulo, SP;
primeburger.com.br

FRAPPÉ DE MENTA COM CHOCOLATE
1 porção (350 ml)

100 ml de leite bem gelado
4 bolas de sorvete de menta com chocolate
Calda e raspas de chocolate para decorar

1 Bata rapidamente o sorvete com leite na tecla pulsar (aproximadamente um minuto).  2 Suje o copo com a calda de chocolate. 3 Adicione o frappé e decore o topo com mais calda e as raspas de chocolate. 4 Sirva a seguir.

FRAPPÉ DE COCO
1 porção (350 ml)

100 ml de leite bem gelado
4 bolas de sorvete de coco
Calda de caramelo ou morango, crocante de caramelo e coco ralado para decorar

1 Bata rapidamente o sorvete com leite na tecla pulsar (aproximadamente um minuto).  2 Suje o copo com a calda de sua preferência e coloque o crocante no fundo. 3 Adicione o frappé e decore o topo com o coco ralado, mais calda e crocante. 4 Sirva a seguir.

VACA PRETA
1 porção (350 ml)

3 bolas de sorvete de ameixa (ou sabor preferido)
150 ml de Coca-Cola
Calda de chocolate para decorar

1 Suje o copo com a calda de chocolate e adicione as bolas de sorvete. 2  Adicione o refrigerante aos poucos, para não derramar. 3 Sirva a seguir.

VACA AMARELA
1 porção (350 ml)

3 bolas de sorvete de creme (ou sabor preferido)
150 ml Fanta Laranja
Calda e crocante de caramelo para decorar

1 Suje o copo com a calda de caramelo e adicione os crocantes no fundo. 2 Complete com as bolas de sorvete. 3 Adicione o refrigerante aos poucos, para não derramar. 4 Sirva a seguir.

TARTUFO DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE CASTANHAS
1 porção

Sorvete de chocolate a gosto
Farofa de castanhas moídas a gosto
Cacau em pó a gosto

1 Com uma concha de sorvete, pegue meia bola de sorvete de chocolate. 2 Ainda na concha, faça um pequeno furo no sorvete, recheie com a farofa e cubra com mais sorvete. 3 Em um prato com o cacau em pó peneirado, adicione o tartufo, coloque mais cacau por cima e faça movimentos circulares para cobrir juntar todo o cacau. 4 Leve ao congelador antes de servir.

CASSATA DE AMARENA
10 porções

700 g de sorvete de nata
300 g de amarena
600 g de chocolate ao leite
100 g de chocolate amargo

1 Mescle rapidamente o sorvete com 200 g da amarena. 2 Em uma forma de bolo inglês, previamente gelada, adicione uma camada com metade do sorvete mesclado. 3 Coloque o restante da amarena por cima dessa camada e cubra com o resto do sorvete. 4 Leve ao congelador por seis horas. 5 Desenforme em cima da superfície em que será servida – para desenformar coloque a forma em um recipiente com água fria até soltar. 6 Leve ao congelador por mais meia hora. 7 Derreta os chocolates em microondas, por períodos de 30 segundos, mexendo bem entre um período e outro até homogeneizar. 8 Cubra a cassata e leve ao congelador antes de servir.

CASSATA TROPICAL
10 porções

350 g de sorvete de creme
350 g de sorvete crocante
300 g de frutas cristalizadas
600 g de chocolate ao leite
100 g de chocolate amargo

1 Em uma forma de bolo inglês, previamente gelada, adicione uma camada com o sorvete de creme. 2 Espalhe as frutas e cubra com o sorvete crocante. 3 Leve ao congelador por seis horas. 5 Desenforme em cima da superfície em que será servida – para desenformar coloque a forma em um recipiente com água fria até soltar. 6 Leve ao congelador por mais meia hora. 7 Derreta os chocolates em microondas, por períodos de 30 segundos, mexendo bem entre um período e outro até homogeneizar. 8 Cubra a cassata e leve ao congelador antes de servir.

Receitas de Dalmira Soares, da Sorveteria Damp, em São Paulo, SP;
dampsorvetes.com.br

Matérias Relacionadas