Prazeres da mesa

Rota do Pão

O recanto de um dos melhores chocolatiers de Paris, por Rogerio Shimura

Por: | 8.mar.2012

“Vamos visitar uma joalheria?” essa foi a reação de algumas pessoas do nosso grupo quando avistaram a elegante loja na 133 Rue de Turenne. Até 2008, ano em que abriu a loja, os doces de Jacques Genin não eram acessíveis ao público. Ele fornecia suas delícias somente para os 200 melhores restaurantes e hotéis de Paris, entre eles, os do Guia Michelin.

Construída num prédio de 1699, a Jacques Genin Chocolatier é uma das mais requintadas lojas de Paris, e possui um salão de chá onde podemos provar deliciosos caramelos, éclair, chocolates e tortas.

E foi lá que ele recebeu o nosso grupo com muita simpatia e nos mostrou seu laboratório de criação, que fica no primeiro andar da loja, toda paramentada com equipamentos de última geração. Temperadeiras automáticas, mesas de granito, guitarras, tudo isso comandado por ele e seus 30 funcionários, todos entre 15 e 25 anos, como ele mesmo fez questão de destacar.

Ficamos impressionados com o que vimos e destacamos a limpeza e a organização, onde “tudo estava milimetricamente em seu lugar”, conforme observou Ruth Santos, da Sr. Pão – Indústria de Pães Congelados, de Jaraguá do Sul, SC. E mais uma vez, a juventude dos confeiteiros e chocolateiros chamou a atenção de todos, entre eles do sr. Klaus Allers, da Casa do Mamão, do Rio de Janeiro, RJ.

Muito amável, o mestre chocolatier – o quarto melhor chocolateiro da França, de acordo com o Club des Croqueurs de Chocolat; em sua palestra final lembrou aos empresários brasileiros a importância do treinamento e capacitação dos colaboradores. E como bom francês, destacou a importância de se trabalhar com amor e paixão. Jacques Genin Chocolatier é simplesmente impecável!

Matérias Relacionadas