Prazeres da mesa

Reportagem, Viagens

Onde comer, ir e ficar na Austrália

Confira os endereços e contatos dos lugares indicados na reportagem "Muito além dos cangurus", publicada na edição janeiro de Prazeres da Mesa

Por: Prazeres Da Mesa | 2.jan.2017

Texto e fotos por Mariella Lazaretti, da Austrália

Sidney, Estado de New South Wales

Austrália  Vista geral do Porto de Sidney

Hotéis:

Langham Hotel
Um palacete recém-reformado que recende a luxo e discrição. Muito bem localizado, está a 10 minutos a pé de The Rocks, o bairro cheio de bares, galerias e restaurantes transados e do Circular Quay, no Porto.
89-113 Kent Street; langhamhotels.com/sidney

The Old Clare Hotel
Pequeno edifício histórico em Chipandale, na antiga área industrial de Sidney, que foi reformado e tornou-se um hotel butique. Referência para arquitetos e com dois ótimos restaurantes no interior.
Kensington Street Social, 3 Kensington Street, Chippendale NSW 2008; kensingtonstreetsocial.com

Restaurantes:

 

01/12

 

Bills Bondi
Lugar informal na praia de Bondi, conhecido pelos cafés da manhã caprichados e comida leve, saborosa e com uma pegada saudável. Ótimo hambúrguer .
bills.com.au

Bennelong
Construído dentro da Ópera de Sidney tem uma vista privilegiada, comida boa e preço razoável. Lugar bonito e imperdível. (confira aqui o hipnotizante vídeo da sobremesa chocolate cake, que mostra o doce em oito texturas)
Sydney Opera House, Bennelong Point; bennelong.com.au

The Bridge Room
Ótima comida, leve e surpreendente em um ambiente de madeira e referências às fábricas de lã que na década de 1930 funcionavam naquela região e no prédio propriamente.
Ground Level, 44 Bridge Street, Sydney NSW 2000; thebridgeroom.com.au

Sepia Restaurant
Premiado como Melhor Restaurante em 2015 pelo Good Food Guide. Lugar moderno, bonito, menu de surpresas, gelo seco e ideias inventivas, mas com sabor.
201 Sussex Street, Sydney NSW 2000

Gratia Café
Bons cafés, com lucro totalmente revertido a causas sociais
372 Bourke Street, Surry Hills NSW 2010

Nomad Restaurant
Restaurante do momento no bairro trendy de Surry Hills. Uma mistura de adega com barricas e garrafas de produtores de toda Austrália, cozinha mediterrânea que muda de acordo com os produtos da estação. Mesões coletivos, muita madeira certificada. Gente bonita servindo as mesas e sentadas nelas.
16 Foster Street, Surry Hills

 

01/12

 

Quay Restaurant
Se você é um gourmet inveterado, se você quer pedi-la em casamento, se você quer comemorar sua união: aqui é o lugar! Restaurante tão premiado quanto seu chef Peter Gilmore, o Quay tem uma vista esplêndida para toda a baía e a comida é moderna, surpreendente e gostosa. Serviço nota 10.
Upper Level, Overseas Passenger Terminal, 5 Hickson Road. quay.com

The Grounds of Alexandria
Criação do empresário Ramsey Choker e do guru dos cafés Jack Hanna. The Grounds é mais que um restaurante, é um novo conceito de espaço de compartilhamento, com áreas externas de barbecue, jardins orgânicos, torra própria de cafés. Ambiente transado, comida boa, com uma moçada alegre e calorosa.
2, Huntley St, Alexandria; groundsroasters.com 

Young Henrys –Wombat
Uma brewer que funciona em uma grande garagem com decoração desleixada de oficina mecânica, mas que consegue um efeito acolhedor – sobretudo para o sexo masculino. Garrafões lindos, cervejas boas, “diretoria” composta por barbudos sarristas.
66 Wilford St – Newtown, NSW, 2042; younghenrys.com

Passeio:

Austrália Piscina Pública

Praia de Bondi (pronuncia-se Bondai)
A praia mais descolada de Sidney merece uma visita. Há todo um clima descontraído e saudável , paisagens lindas e uma piscina pública linda que abre todos os dias, exceto às terças-feiras.  Ali também há o passeio de 3,6 quilômetros por uma trilha à beira-mar até a praia de Coogee.

Serviço de guia:

Culture Scouts
Um guia local é sempre bem-vindo para mostrar os segredos da cidade que você não veria como turista. Esta empresa faz o roteiro sob medida para o viajante ou oferece alguns pacotes de interesse pela cidade. Nossa guia Emilya Colliver – Head Scout
Upper Ground, 55 Brisbane St, Surry Hills NSW 2010, headscout@culturescouts.com.au; culturescouts.com.au

Angelo Riccio Tourist Services
Faz serviços de transporte por temporada. Para falar com o dono, mande e-mail para artours@bigpond.com

Melbourne (Estado de Victoria)

Hotéis

 

01/12

Crown Metropol
Você vai se sentir um pouco em Las Vegas, nos Estados Unidos. O hotel é do tipo frio, moderno, alto, mas eficiente. Café da manhã bem variado, com inúmeras estações. Uma piscina coberta estupenda no último andar.
8 Whiteman St.; crownmetropol.com.au

Chateau Yering Historic House
Propriedade histórica datada de 1854 no Yarra Valley, com jardins lindos e parreirais a perder de vista. Quartos clássicos ingleses, serviço silencioso e invisível.

Restaurantes

 

01/12

 

Estele by Scott Picket
Talvez o melhor restaurante de Melbourne. Muito cool, timing de serviço perfeito. Comida boa, sem surpreender. Melhor pato da infinidade de patos provados na viagem.
245 High St – Nortchcote

Vue de Monde
Pitoresco e divertido. Vista extraordinária. Comida boa, carta de vinhos fartíssima.
Level 55 do Edifício Rialto, 525 Collins St.

Cumulus
Restaurante de excelente comida e sem frescuras. Cordeiro imperdível.
cumulusinc.com.au

Piggery Café at Burnham Beeches
A 45 minutos de Melbourne. Ao sair para um passeio pelo Yarra Valley para conhecer as vinícolas da região, boa pedida é tomar o café da manhã com leite tirado da vaca, ovos orgânicos e pão delicioso ao ar livre no Piggery Café at Burnham Beeches, uma propriedade década de 1930.
1Sherbrooke Rd. – Sherbrooke, ViC 3789; piggerycafe.com.au

01/12

Levantine Hill
Vinícola com projeto assinado pelo escritório de arquitetura Fender Katsalidis, com um restaurante muito bom e vinhos ótimos.
levantinehill.com.au

Meletos
Restaurante italiano muito simpático, no meio do campo, entre macieiras. Serve massas e pizzas gourmet. Para quem vai visitar os vinhedos e dormir no Chateau Yering, este é um lugar informal para o jantar.
12 StHuberts Rd – Coldstream VIC 3770; meletos.com

Yara Valley Dairy
Uma fazenda que produz laticínios de vaca e cabra com a possibilidade de se degustar vinhos de toda Austrália. Uma casinha azul à beira da McMeikans Road, em Yering.
yvd.com.au

Oakridge wines ( Yarra Valley)
Fundada em 1978, a Oakridge Wines está em um lugar especialmente bonito no Great Dividing Range, à beira da Maroondah Highway. Comida muito fresca com ingredientes colhidos ali na horta e bons vinhos, com vista linda.
864 Maroondah Highway; oakridgewines.com.au

Donovan
Restaurante italiano com janelões à beira-mar, em St.Kilda. Comida farta e boa. Lugar delicioso para se assistir ao pôr do sol. donovanshouse.com.au 

Passeios

Austrália Bortolli Wines

Bortoli Wines
Leanne De Bortoli faz parte de uma das primeiras famílias que resolveram investir em vinhos na Austrália. Casada com o winemaker Steve Webber, o casal (foto acima) produz vinhos para todos os gostos e com todos os preços.

Three Squares Meals
São três quadras em Northcote, em Melbourne, onde se pode começar com um café da manhã em The Breakfast Club, tomar um brunch no Red Door Corner Store e no Penny Farthing Espresso. Jantar no Door Diner, no Pizza Meine Liebe ou no premiado Estelle Bistrô. Para os digestivos, rume para o Wesley Anne, o Joe`s Shoes Store and Kelvin.

Guias especializados 

Melbourne Food Experiences
Cameron Smiths é um crítico de gastronomia à frente do programa dominical Eat it. Ele organiza caminhadas a pé percorrendo lojas, queijarias e lugares escondidos de Melbourne.
melbournefoodexperiences.com.au

Adelaide ( Estado de South Australia)

Hotel

Intercontinental Adelaide
Mais um da rede. Este é bem central e tem um café da manhã bom. Tomando um ônibus elétrico que passa na porta você desce em frente ao Mercado Central.

Restaurantes

O Mercado Central de Adelaide tem 140

O Mercado Central de Adelaide tem 140 anos

Visita guiada ao Mercado Central de Adelaide, que tem 140 anos, pode ser uma boa para os obcecados por mercados centrais. A Adelaide Central Market Tours resolve com uma visita interessante
centralmarkettour.com.au

2KW Restaurant & Bar
Funciona no alto de um prédio, oferece comida para ser compartilhada, gente alegre, pizzas gostosas e terraço.
2kwbar.com.au

Chianti Restaurant
Lugar especial para tomar café da manhã fartíssimo. Ovos de várias maneiras, polenta grelhada, sucos naturais. Muito bom.
160 Hutt St.; chianti.net.au

Orana
Vale a viagem até Adelaide. Experiência inesquecível, chef simpaticíssimo. Imprescindível reservar com antecedência.
285 Rundle St.; restaurantorana.com

Passeios pelo Vale de Barossa
Há inúmeros serviços de van que levam o turista a várias vinícolas, com direito a almoço e retorno ao fim do dia. Inclusive marcam as visitas.

Barrossa Taste Sensations
É um dos locais que oferece esse tipo de serviço.
barossatastesensations.com

Penfolds Barossa
Um passeio quase obrigatório por uma das maiores vinícolas da Austrália, termina com uma experiência divertida do Make your own blend, de se fazer o próprio vinho.
30-38 Tanunda Rd., tel.: +61 8 85643130

Seppeltsfield Wines
Uma vinícola centenária onde os Para Liqueur Port disponibilizam safras datadas desde sua fundação. Almoce no restaurante Fino e visite as salas de barricas para provar sua data de nascimento.
730 Seppeltsfield Rd.; seppeltesfield.com.au

Artisans of Barossa possui vinhos de butique que raramente serão encontrados em outro local

Artisans of Barossa possui vinhos de butique que raramente serão encontrados em outro local

Artisans of Barossa
Uma cooperativa criada por seis vinhateiros. Lá estão vinhos de butique que raramente serão encontrados em outro local. E tudo acaba em um almoço gostoso ali mesmo, em um restaurante simples, com parreirais a perder de vista.
Cnr Magnolia & Might Pass Rds, Tanunda; artisansofbarossa.com

Matérias Relacionadas