Prazeres da mesa

Cervejas, Melhores Cartas de Cerveja, Melhores do Ano

OS BARES DE CERVEJA NOTA 10

Nesta segunda edição de nossa premiação As Melhores Cartas de Cerveja são condecoradas 20 cartas

Por: Prazeres Da Mesa | 19.jun.2017

Da redação
Fotos: divulgação

Prazeres da Mesa foi pioneira em tratar o mundo da cerveja de maneira especial. Mensalmente, trazemos o Mundo de Espuma, seção destinada ao assunto, que fala de tipos, marcas, lançamentos e harmonizações envolvendo a bebida, comandada pelos experts André Clemente, Edu Passarelli e Estácio Rodrigues. Nesta segunda edição de nossa premiação, estamos condecorando 20 cartas.

PERSONALIDADE DA CERVEJA

JOSÉ FELIPE E TIAGO PEDRAS CARNEIRO, CERVEJARIA WÄLS
Ainda na adolescência, os irmãos Tiago e José Felipe Pedras Carneiro gostavam de passar o tempo ajudando os pais, Miguel e Ustane, a cuidar da cervejaria fundada em 1999. Na época, voltada apenas para abastecer a rede de lanchonetes da família em Minas Gerais. Passaram-se os anos, Tiago se formou em engenharia de alimentos e José Felipe em relações públicas, e logo a dupla passou a cuidar da administração e das criações da Wäls. No comando da empresa, mudaram o conceito do negócio, focaram nas cervejas especiais e se destacaram no mercado nacional e internacional – em 2014, a cervejaria conquistou medalha de ouro na World Beer Cup e despontou de vez entre as produções artesanais. Foi então que chamou a atenção da Ambev, interessada em comprar o negócio, tipo de coisa que leva muito sonhador a torcer o nariz, mas que simplesmente faz parte do mundo dos negócios. Hoje, Tiago e José Felipe são diretores na cervejaria que fundaram, e mostraram que a união com uma grande empresa não fez a produção deixar de ser artesanal ou o produto perder qualidade. São eles também os responsáveis, na Ambev, por cuidar de assuntos relacionados à Goose Island e à Colorado. Lançaram há menos de um mês o Ateliê Wäls, um espaço dedicado à inovação cervejeira. Por manter a paixão e a qualidade das cervejas, eles levam o prêmio de Personalidade da Cerveja de 2017.

DSC_8994 2

SÃO PAULO, SP

12 BURGUER & BISTRO
O chef e proprietário do 12 Burguer & Bistro, Greigor Caisley, além dos deliciosos e premiados hambúrgueres, aposta nas cervejas, somando 40 rótulos à disposição. As bebidas especiais também podem ser harmonizadas com a coxinha de rabada, sucesso entre os comensais que visitam o estabelecimento em um dos bairros mais movimentados de São Paulo.

Rua Simão Álvares, 1018, Pinheiros, tel. (11) 3562-7550; 12burguerebistro.com.br

AMBAR CERVEJAS ARTESANAIS
Aberta no ano passado, a Ambar já oferece na carta de cervejas mais de 100 rótulos do mundo todo e 15 torneiras apenas com chopes brasileiros, valorizando assim a produção nacional. Para acompanhar, o cardápio é tão dinâmico quanto as opções cervejeiras: há bruschettas, bolinhos de carne, quadradinhos de tapioca, hot dogs e hambúrgueres.

Rua Cunha Gago, 129, Pinheiros, tel. (11) 3031-1274; barambar.com.br

ARMAZÉM 77
De ambientação descontraída, o Armazém 77 trabalha exclusivamente com marcas nacionais, sempre rotativas. Além dos 77 rótulos, cinco torneiras de chope completam a oferta cervejeira do estabelecimento localizado na Penha, bairro fora do centro gourmet de São Paulo. Para petiscar, alguns food trucks estacionam na calçada às sextas-feiras e aos sábados.

Rua Betari, 525, Penha de França, tel. (11) 2296-6120

BARBACOA CHURRASCARIA
Desde 1990, a churrascaria do Itaim Bibi oferece nobres cortes de carne em ambientação sofisticada. Como churrasco e cerveja combinam muito bem, a Barbacoa tem cerca de 50 rótulos nacionais e internacionais, escolhidos em criteriosa seleção para agradar ao público variado.

Rua Doutor Renato Paes de Barros, 65, Itaim Bibi, tel. (11) 3168-5522; barbacoa.com.br

BARBACOA MORUMBI
Além das 27 opções de cerveja em garrafa da unidade da Barbacoa no Morumbi, os estilos Pilsen e Dunkel também podem ser encontrados nas torneiras de chope. Carnes grelhadas, cordeiro, cortes suínos e saladas são servidos à la carte, e as cervejas especiais contemplam os estilos Trapista, Stout, Dunkel, WeissBier, München, Ale e Lager.

Avenida Roque Petroni Júnior, 1089, Morumbi, tel. (11) 5181-6898; barbacoa.com.br

FRANGÓ
Para harmonizar os petiscos com frango, que são as especialidades da casa, o FrangÓ oferece uma carta de cervejas com aproximadamente 500 rótulos, incluindo o exclusivo Colorado FrangÓ APA, feito em parceria com a cervejaria Colorado. A carta tem rótulos de mais de dez países e cerca de 30 cervejarias nacionais. Além das engarrafadas, o FrangÓ tem quatro torneiras de chope.

Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó, tel. (11) 3932-4818; frangobar.com.br

ICI BRASSERIE
Inspirada nas antigas brasseries, a Ici Brasserie une gastronomia francesa e cervejas de qualidade. Nas quatro unidades de São Paulo, a casa apresenta 33 rótulos de cerveja. A carta é dividida entre Pilsen e Lager, trigo, frutadas, belgas, sidras, lupuladas, maltadas, e sem álcool, além da linha bières à la pression, que traz as cervejas exclusivas da Ici Brasserie. Com cinco rótulos, a casa conta com uma Export, uma IPA, uma Witbier, uma Brown Ale e uma Saison com ervas da Provença.

Diversas unidades em São Paulo; icibrasserie.com.br

ROTA DO ACARAJÉ
Conhecido como um cantinho baiano em São Paulo, a Rota do Acarajé conta com um extenso cardápio que homenageia as tradições soteropolitanas. Para harmonizar com os acarajés, moquecas e vatapá, a casa comandada por Luisa Saliba e Ricardo Gil traz uma carta de cervejas com mais de 250 opções que foram selecionadas com cuidado pelo sommelier Diego Von Lopes Lima. A Rota do Acarajé também conta com uma torneira de chope, em que serve sabores rotativos.

Rua Martim Francisco 529/533, Santa Cecília, tel. (11) 3668-6222 e 3825-3984; rotadoacaraje.com.br

prazeres da mesa_ranking cervejaBARRA BONITA, SP

CASTRO BAR
Com o intuito de disseminar a cultura cervejeira em Barra Bonita, o Castro Bar foi inaugurado em agosto de 2015. O bar oferece 75 opções de cerveja que foram selecionadas pelo sommelier João Paulo Prado e Sousa. Localizado em um bairro afastado do centro, em uma cidade do interior de São Paulo, o Castro Bar conseguiu desmistificar o conceito de que só bares em grandes metrópoles podem contar com uma boa carta de cervejas.

Rua Vicente Souza e Silva, 281, Conj. Res. Cel. Jose V. Franca III, tel. (14) 3641-7174

CAMPINAS, SP

LUME RESTAURANTE
Em uma carta com mais de 30 rótulos, o Lume Restaurante destaca as cervejarias de Campinas. Para incentivar a região, o restaurante aposta na filosofia “beba localmente”. Ali, é possível apreciar cervejas campineiras que não são facilmente encontradas na região. Além dessas, a casa também aposta em alguns rótulos de outros lugares do Brasil e da Bélgica. Da cozinha saem os pratos mineiros da chef Carol Albuquerque.

Rua dos Bandeirantes, 66, Cambuí, tel. (19) 3579-5125; restaurantelume.com.br

MIRANDÓPOLIS, SP

BALCÃO 304
Em uma mistura de botequim e armazém, o Balcão 304 tem ambientação informal para que os comensais se sintam em casa. Os três sócios e chefs são os responsáveis pelo cardápio, que conta com porções, entradinhas, pratos, lanches e hambúrgueres, todos com uma sugestão de harmonização de cerveja. Na carta, há de 70 a 100 opções de rótulo e quatro torneiras de chope.

Rua Pitangueiras, 304, tel. (11) 4327-0017; balcao304.com.br

RIBEIRÃO PRETO, SP

BIERGARTEN CHOPE & COMIDA
Com mais de 350 rótulos, a Biergarten Chope & Comida reúne sabores de Bélgica, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Espanha, Austrália, Irlanda, Escócia e Brasil. A casa com acento alemão serve petiscos e pratos germânicos, como o carro-chefe, joelho de porco. Outro ponto forte da cervejaria de Ribeirão Preto são as 16 torneiras de chope com sabores rotativos.

Rua São José, 1483, Jardim Sumaré, tel. (16) 3237-0722; emporiobiergarten.com.br

EMPÓRIO TOSCANA
O Empório Toscana se apresenta como um “embarium”, mistura das palavras empório e bar. A carta de cervejas assinada pelos sommeliers Almir Tavares e Jonathan Willian conta com cerca de 200 rótulos, dando enfoque às marcas nacionais e belgas. A casa de Ribeirão Preto também tem duas torneiras de chope com sabores rotativos.

Av. Anhanguera, 1087, Alto da Boa Vista, tel. (16) 3235-5779; emporiotoscana.com

BLUMENAU, SC

BIER VILA
A casa especializada em cervejas e chopes artesanais de Santa Catarina está em funcionamento desde 2011 e oferece uma gastronomia alemã com preparos à base de linguiça Blumenau. Na parte etílica, 30 torneiras de chope e cerca de 300 rótulos regionais, nacionais e importados. O atendimento é um diferencial da cervejaria, com três sommeliers prontos para indicar o que há de melhor.

Rua Alberto Stein, 199, Velha, tel. (47) 3329-0808; biervila.com.br

FLORIANÓPOLIS, SC

BOOKS&BEERS
Nem só de cervejas vive esse agradável bar à beira da lagoa, em Florianópolis. Um dos destaques da casa são os livros sobre gastronomia, vinhos e, claro, cervejas. Os 61 rótulos engarrafados e as dez torneiras de chope artesanal contam apenas com marcas brasileiras, sendo algumas da região, para incentivar a produção local.

Rua Sen. Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição, tel. (48) 3206-6664

LAJEADO, RS

LENDÁRIO PUB
Localizado na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, o Lendário Pub tem apenas seis meses. A casa inspirada nos pubs ingleses conta com aproximadamente 40 rótulos de cerveja, todas artesanais, e seis torneiras de chope com os estilos Pilsen, Stout, APA, IPA, Export, Helles. O pub costuma priorizar as cervejas locais, dando mais espaço às pequenas marcas. Para harmonizar, o Lendário Pub tem um cardápio com pratos ingleses e hambúrgueres.

Comercial Garden Open Mall, BR-386, km 346, no 2220, sala 5, Americano, tel. (51) 99980-5538; fb.com/lendariopub

RECIFE, PE

APOLO BEER CAFE
Em uma mistura de cervejaria e cafeteria, a Apolo Beer Cafe consegue unir com maestria essas duas bebidas em um só ambiente. Na parte dos etílicos, são 100 rótulos dispostos em uma prateleira, com indicação de preço, e um sommelier à disposição para oferecer descrições e orientar as melhores harmonizações. Quem preferir o caneco à garrafa, são seis torneiras de chope, alguns deles feitos em Pernambuco.

Rua do Apolo, 164, Recife Antigo, tel. (81) 3088-8091

BEERDOCK
A cervejaria pernambucana dispõe de 15 torneiras de chope e mais de 300 rótulos de cerveja, sendo um dos maiores bares do Recife. O cardápio de identidade internacional conta majoritariamente com opções de petiscos, como as salsichas alemãs, além de hambúrgueres e sanduíches. Desde a inauguração do bar, em 2015, mais de 200 chopes diferentes passaram por suas torneiras.

Rua Desembargador Luís Salazar, 98, Madalena, tel. (81) 3236-2423; beerdock.com.br

RIO DE JANEIRO, RJ

EMPÓRIO COLONIAL
Aberto em 2014, o Empório Colonial é um mix de armazém, restaurante e cervejaria. Sob os cuidados do sommelier Gil Lebre, a casa oferece 80 rótulos de cerveja, sendo a maioria do Rio de Janeiro. O Empório Colonial também trabalha com cervejas de abadia, trapista, para celíacos e sem álcool. O empório ainda serve um chope artesanal fixo, do estilo Premium Lager, e sempre às quartas-feiras conta com um chope artesanal convidado.

Av. Erasmo Braga, nº 278, lojas C e D, Centro, tel. (21) 3178-4094; fb.com/emporiocolonial

HOP LAB

O diferencial da Hop Lab são os chopes. A cervejaria carioca conta com 30 torneiras, sendo 17 fixas e 13 sazonais. Inspirado nos pubs ingleses, a Hop Lab tem mesas compartilhadas, nas quais os comensais podem experimentar o cardápio do chef Pedro Wolff. Os carros-chefes da casa são as carnes de caça. Outro destaque da cervejaria é o serviço de chopes direto da câmara fria, garantindo que sejam servidos na temperatura ideal.

Rua Barão de Iguatemi, 292, Praça da Bandeira, tel. (21) 3217-1146; fb.com/hoplab

IMG_4113

 

Matérias Relacionadas