Prazeres da mesa

Reportagens, Vinhos

Para todas as taças

Rótulos de até R$30 com dicas de harmonização para localizar o consumidor na próxima compra

Por: Prazeres Da Mesa | 24.jun.2015

Por Carina Barbosa
Fotos: divulgação

Nada de acreditar que vinho bom é vinho caro. Separamos rótulos de até 30 reais e que garantem uma boa presença em boca, além de proporcionar fáceis harmonizações. Uma boa pedida para o inverno que chegou no último dia 21.

O vinho Salton Paradoxo Merlot - Fino Tinto Seco, possui coloração bordô e, no nariz, surgem notas de frutas vermelhas maduras e notas balsâmicas, as quais são ressaltadas por aromas gerados na passagem por barricas de carvalho. Em boca, nota-se acidez refrescante, com taninos maduros e untuosos, e persistência gustativa prolongada. Pode ser harmonizados com queijos de pasta dura e maturação média, risoto com cogumelos frescos e carnes vermelhas com molhos, por exemplo.

A linha Salton Classic, da mesma vinícola,  possui como característica as varietais vinificadas separadamente. Após o desengace, as uvas são bombeadas para os tanques onde são adicionados os fermentos selecionados. O tempo de fermentação e maceração é de 20 dias, aproximadamente. Nesse caso, o vinho é armazenado em tanques de inox para estabilização espontânea e não passa por barricas de carvalho, o que resulta em um sabor mais leve. Acompanha bem carnes vermelhas, massas condimentadas e queijos fortes ou curtidos.

Outra linha é o Salton Intenso, feito com uvas selecionadas, que são conduzidas ao tanque para fermentação. Inicialmente, se realiza a maceração pré-fermentativa a 10°C por 5 dias e depois acontece a fermentação e maceração com fermentos selecionados por 20 dias. Há clarificação espontânea em tanques e filtração e amadurecimento em barricas de carvalho de 225 litros por 6 meses. Além disso, ocorre estocagem em caves subterrâneas climatizadas por mais 6 meses. Vai bem com carnes vermelhas condimentadas ou de caça, massa à bolonhesa, queijos fortes e picantes.

Analisado pelo enólogo Filipe Sevinate Pinto, o Interdito Tinto, vinícola Azavini  é um vinho regional alentejano produzido a partir das castas Trincadeira, Aragonêz, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet. Apresenta cor rubi intenso, aroma de frutos vermelhos, chá preto e taninos e acidez suaves, além de sabor delicado.É vinificado pelo processo tradicional em cubas inóx com temperaturas de fermentação cerca de 28ºC e tem longevidade prevista de 4 anos. Como acompanhamento sugere-se  pratos de carne e queijo.

O vinho Trapezio Vineyard Malbec é um vinho frutado, saboroso e com bom volume em boca. Este Malbec com aroma de framboesa é elaborado pela Finca La Promesa, que nomeou a linha de vinhos de “Trapezio”, uma referência a forma geométrica de seus vinhedos.

Já o vinho Herdade dos Coteis Branco 2013, Vinícola Azavini, é um vinho regional alentejano. Avaliado pelo enólogo José Antônio Fonseca, o rótulo tem uma coloração límpida brilhante com cor citrina, aroma frutado intenso, com notas de fruta tropical e ligeiro pêssego. No sabor é vivo e fresco com boa estrutura e final longo, mas muito suave.

O vinho Herdado dos Coteis Tinto 2012 também analisado por Fonseca  e é da mesma região. Possui castas como: Trincadeira, Aragonez e Alfrocheiro. Sobre as notas de prova, José diz.”É um vinho jovem, de cor vermelho-violeta com aroma frutado intenso e ligeiro toque floral. Na boca apresenta um ataque medianamente encorpado com forte sabor a frutos vermelhos e um final longo e persistente ainda que muito macio”.

Ainda há o vinho Chianti DOCG Casale Fornace, de origem italiana. É um vinho fino tinto seco de mesa composto pelas uvas Chianti, em 75-90%, Canaiolo 5-10%, Trebbiano Toscano, Malvasia del Chianti e Colorino 10%. É recomendado servir-lo de 18ºC a 20ºC. Possui teor alcoólico de 13% de graduação alcoólica e é produzido e exportado por Cantine Bellosguardo di Viviani. Boas sugestões de acompanhamentos são: salame toscano, massas com pratos de carne molho saboroso de carne branca e queijos.

01/12

Confira mais vinhos de até R$30 em nossa galeria.

Matérias Relacionadas