Prazeres da mesa

Reportagem, Viagens

Que tal um cafezinho?

No Dia Internacional do Café, comemore em grande estilo. A barista e consultora em cafés Eliana Relvas dá dicas práticas para comprar e preparar um bom café. E mais, selecionamos quinze receitinhas que prometem dar água na boca aos apreciadores da bebida

Por: Prazeres Da Mesa | 14.apr.2010

Por Bianca Marchetti

Coado ou expresso. Não importa a forma como é preparado, o café está entre as bebidas mais consumidas do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC), em 2009, o consumo da bebida atingiu 97% da população acima dos 15 anos.
Com todo esse sucesso, o cafezinho merece comemorar seu dia internacional, 14 de abril, em grande estilo. Eliana Relvas, renomada consultora de cafés do país, revelou para Prazeres da Mesa, os segredos de um bom café feito em casa.

Prazeres da Mesa: Qual o melhor café, coado ou expresso?
Eliana Relvas: Depende da vontade e também da harmonização. O expresso pode ser o happy end de uma refeição saborosa. Já o de coador, pode ser muito saboroso no meio da manhã ou à tarde, para acompanhar o lanche. Ele ainda é o mais consumido.

Como obter um café de coador mais saboroso?
Não deixe ferver a água, escalde bules e xícaras, para manter a temperatura. Prepare com a proporção correta de pó e preferencialmente, água mineral. Sirva imediatamente.

Qual a proporção correta?
Esse é o “x” da questão: para cafés com blends, torra e moagens diferentes, as proporções também fazem diferença. O ideal é testar e ver se o sabor agrada.

Qual a temperatura ideal da água?
Início de ebulição, quando a água dá os primeiros indícios de que vai ferver. Entre 90 e 95ºC. Se não esperar o tempo certo, a temperatura não chega ao ponto adequado. Assim, os óleos aromáticos não serão extraídos totalmente dos grãos, o que dá sabor à bebida.

Na hora de comprar no supermercado, o que se deve observar para levar um produto de qualidade?
As dicas mais importantes são: verificar se o blend escolhido combina com o método de preparo. Moagem fina para filtro de papel ou coador de pano, moagem média ou grossa para cafeteiras italianas, ou prensa francesa ou máquina de expresso. Tente comprar cafés mais novos, preste atenção na data de fabricação. E depois de aberto, guarde na geladeira, em potes fechados e consuma em até 15 dias.

Qual seria a sua “dica de barista” infalível?
Experimente variar o preparo dos cafés em casa e com os amigos. Muitas vezes uma cafeteira nova pode virar a sensação do churrasco. Ou, pelo menos, fazer todo mundo ficar com vontade de experimentar os cafés. Prove os cafés sem açúcar. Esteja aberto a provar vários cafés, para poder ter sensações diferentes na boca: origens, secagens, preparos, receitas, torras, moagens.

Agora, é só testar as dicas da barista e se deliciar com uma das quinze receitas que irão incrementar o seu cafezinho

Veja também:
Que tal um cafézinho?
O café e sua história
O perfil do café, tipos cultivados e safras premiadas
Café e saúde
Segredos e modo de preparo
Com a palavra, a especialista

CAFÉ COM VINHO DO PORTO

30 ml de café expresso
20 ml de leite condensado
20 ml de vinho do porto
3 pedras de gelo

1. Faça uma crusta de café e açúcar cristal 2. Coloque os ingredientes na coqueteleira; mexa bem.

CAFÉ BRASILEIRINHO

100 ml de creme de leite fresco
50 ml de café frio
30 ml de cachaça
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de doce de leite
2 pedras de gelo

1.Coloque na taça margarita (short double) o doce de leite e reserve 2. Na coqueteleira, coloque os outros ingredientes e bata bem. 3. Coloque na taça e sirva com uma colher.

CAFÉ COM FRUTAS VERMELHAS

50 ml de creme de leite fresco
30 ml de café frio
30 ml de cherry brandy
2 colheres (sobremesa) de geléia de framboesa
1 colher (sobremesa) de açúcar
1/2 cereja marrasquino
Gelo e chantily a gosto

1. Coloque a geléia no fundo da taça 2.Na coqueteleira, coloque o café, o creme de leite, o cherry e o gelo. 3. Derrame este líquido sobre a geléia. 4.Cubra com chantily e a cereja.

CHOCOTONE COM CREME DE CAFÉ

Creme de café
150 g de queijo cremoso tipo catupiry
80 g de açúcar
50 ml de creme de leite fresco
1 xícara (café) curto frio

Chocotone
1 chocotone
Calda de chocolate meio amargo e raspas de chocolate a gosto

1. Misture os ingredientes do creme e reserve. 2 Corte o chocotone em fatias horizontais e em quatro pedaços. 3.Coloque a calda de chocolate meio amargo e o pedaço de chocotone. 3.Cubra com 2 colheres de sopa de creme de café. 4.Jogue as raspas de chocolate por cima.

Receitas da barista Eliana Relvas, consultora em cafés; www.elianarelvas.com.br.

LOMBO COM MOLHO DE CAFÉ
6 porções
1 kg de lombo de porco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de conhaque
3 colheres (sopa) de café bem forte
1 colher (chá) de amido de milho (opcional)
2 dentes de alho picados
1 cebola média cortada em rodelas
suco de 1 limão
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Tempere o lombo com o alho, a cebola, o limão, o louro, o conhaque, sal e pimenta. 2 Coloque em uma tigela coberta com filme plástico e leve para gelar de um dia para o outro. 3 Retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 1 hora. 4 Coloque o lombo (reserve o tempero) na panela junto com manteiga e deixe a carne dourar de todos os lados. 5 Junte o tempero reservado e cozinhe com a panela tampada, regando a carne de vez em quando, por 1 hora ou até ficar macia. Se necessário, acrescente água fervente para não deixar secar. 6 Retire o lombo da panela e acrescente o café dissolvido no amido de milho. 7 Misture bem e deixe ferver, mexendo com uma colher de pau até o molho engrossar ligeiramente. 8 Sirva o lombo fatiado regado com o molho, acompanhado de farofa de mandioca refogada com manteiga.

FRANGO GRELHADO COM MOLHO DE CAFÉ PICANTE
4 porções
1/2 xícara de café expresso ou café bem forte
1/4 de xícara (café) de sal marinho
1/4 de xícara (café) de açúcar mascavo, bem apertado na xícara
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
1 colher (sopa) de sementes de mostarda
1 colher (sopa) de coentro em grãos
2 peitos de frango sem osso e sem pele
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
4 rodelas de limão-siciliano, de preferência
Molho de café
1/4 de xícara (café) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de café bem forte
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
3 colheres (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de molho inglês
2 fatias de bacon picadas
1 cebola roxa picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 Em uma tigela de vidro, misture o café, o sal marinho e o açúcar mascavo. Adicione 2 xícaras de água e as rodelas de limão, os grãos de pimenta, as sementes de coentro e de mostarda e deixe em temperatura ambiente até o café esfriar. 2 Corte os peitos de frango ao meio e retire qualquer excesso de gordura. Mergulhe o frango no tempero e, se necessário, coloque um peso por cima para que fique submerso. Deixe na geladeira por 2 a 3 horas. 3 Enquanto isso, prepare o molho: frite o bacon em uma frigideira antiaderente até dourar. Retire uma parte para decorar e acrescente a cebola à frigideira. Frite até começar a dourar. Adicione o café e o vinagre e deixe ferver. Junte os ingredientes restantes e cozinhe, mexendo até engrossar ligeiramente. Verifique o tempero. 4 Escorra o frango e despreze o tempero. Seque a carne com papel-toalha e pincele manteiga nos dois lados de cada filé. Grelhe os filés em uma frigideira antiaderente, untada com azeite. 5 Sirva os filés com um pouco do molho por cima e para acompanhar uma salada de brotos com tomate picado. Salpique o bacon reservado e decore com pimentas e grãos de coentro.

BOLO DE CAFÉ COM CALDA
12 porções
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo apertado na xícara
3/4 de xícara (chá) de café coado bem forte
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos grandes
Calda
180 g de chocolate meio amargo picado
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de café bem forte
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
1. Preaqueça o forno a 200 °C (quente). 2 Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e os ovos até obter uma mistura cremosa. Junte o café e a baunilha e bata rapidamente. Junte a farinha com o sal e o fermento e misture. Despeje a massa em uma fôrma de buraco no meio, de 23 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Leve para assar por 30 minutos ou até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
Calda
1. Em uma panela, misture o açúcar com 1/2 xícara de água e leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar. 2.Retire do fogo e despeje em cima do chocolate. 3.Junte o café bem quente e aguarde por 1 minuto. 4.Misture bem até que o chocolate derreta totalmente.5. Junte a baunilha e a manteiga e bata com uma colher de pau até a calda ficar lisa e brilhante. 6. Desenforme o bolo e deixe esfriar completamente. 7. Derrame um pouco da calda e reserve o restante para servir à parte. 8.Decore com grãos de café.

BALA DE CAFÉ
80 unidades
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (café) de café bem forte
3 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 gema
1. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até ferver e formar uma massa pesada, que se desprenda do fundo da panela. 2. Despeje a massa sobre uma superfície lisa e untada com manteiga e deixe esfriar. 3. Corte quadradinhos de bala ou do formato que desejar, usando uma faca polvilhada de farinha de trigo, para facilitar a operação. 4. Embrulhe as balas em papel celofane. 5. Guarde em pote fechado com tampa.
Receitas desenvolvidas e preparadas por Fabiana Badra Eid, food stylist da revista Prazeres da Mesa.

TIRAMISÙ
6 porções
pão-de-ló
120 g de açúcar refinado
120 g de farinha de trigo
5 ovos inteiros
50 cm de papel-manteiga
1 Preaqueça o forno a 180 °C. 2 Na batedeira, monte as claras em neve com metade do açúcar (picos firmes); reserve.
3 Também na batedeira, bata as gemas com a outra metade do açúcar até que a mistura fique fofa e clara. 4 A essa mistura de gemas, junte as claras em neve, mexendo delicadamente com uma espátula. 5 Adicione a farinha de trigo com a peneira. Misture delicadamente. 6 Forre uma fôrma (de 30 x 40 cm) com papel-manteiga e espalhe a massa do pão-de-ló, deixando-a com espessura de 0,5 a 1 cm. 7 Leve para assar por 8 a 10 minutos, até que a superfície doure levemente. 8 Retire do forno, deixe esfriar, e corte com aro de 8 cm. Deve render 12 unidades.
Xarope de café
30 g de acúcar refinado
200 ml de café bem forte
90 ml de vinho Marsala seco
1 Faça 200 ml de café bem forte. * (De preferência, expresso). 2 Adoce o café e deixe esfriar. Só aí, adicione o vinho Marsala seco; reserve.
Creme de mascarpone
55 g de açúcar refinado
15 ml de água
80 g de creme de leite fresco
3 gemas de ovos
165 g de queijo mascarpone italiano
1. Faça uma calda com a água e o açúcar, até que atinja 115 °C (ponto de fio). 2. Bata as gemas até que fiquem claras e fofas. Adicione a calda a 115 °C (ponto de fio) pelas bordas do bowl da batedeira. Deixe bater até que a mistura esfrie completamente e fique bem clara e fofa. 3. Também na batedeira, bata levemente o queijo mascarpone para amolecê-lo. Adicione o creme de leite fresco, aumente a velocidade e bata até que atinja a consistência de picos médios/firmes. 4. Com uma espátula, mescle as duas misturas anteriores delicadamente, de forma a atingir um creme leve.
Decoração e montagem
Chocolate em pó a gosto
6 Physalis
1. Dentro de aros com a mesma largura daquele usado para cortar o pão-de-ló, monte cada tiramisù, iniciando com uma fatia de pão-de-ló, umedecendo-as com o xarope de café e alternando com o creme de mascarpone, até acabar com o creme. Mantenha sempre a mesma proporção entre as camadas. 2. Leve à geladeira por 6 horas para que fiquem firmes.
3. Na hora de servir, polvilhe sobre cada tiramisù e a superfície dos pratos o chocolate em pó, com uma peneira, retire os aros e enfeite com uma Physalis. 4. Obs.: Essa montagem é uma sugestão de apresentação. Pode-se montar o tiramisù numa travessa, cortando-o, na hora de servir, com faca e espátula ou mesmo com aros de vários formatos.
Receita do chef Mauro Maia, do restaurante Supra.

Napoléon Coffee
1 dose
40 ml de cognac V.S.O.P
40 ml de café expresso
3 colheres (chá) de açúcar
Noz-moscada ralada
Chantilly; cereja
1. Misture bem todos os ingredientes. Sirva em um copo de Irish Coffee e complete com o chantilly. 2. Finalize com pitadas de noz-moscada ralada e decore com uma cereja. Sirva bem quente.
Receita do barman Francisco Ivan Felício, do Fasano.
GRÃOS DE CAFÉ E CHOCOLATE
30 unidades
500 g de chocolate meio amargo
Grãos de café torrados
1. Derreta completamente o chocolate no microondas. 2. Despeje-o em uma pedra não porosa e mexa até atingir 28 ºC (use um termômetro). 3. Encha o fundo das forminhas, coloque o grão de café e complete com o chocolate. 4. Leve à geladeira por 15 minutos. Combina muito bem se servido com um bom cafezinho.
Receita de Flávia e Raquel Falci, da Doce Cacau, de Belo Horizonte, MG.
PINEAPPLE MINT COFFEE
3 doses
250 ml de suco de abacaxi concentrado
4 colheres (sopa) com leite condensado
4 cubos de gelo de café (o café que sobrou pode ser congelado e utilizado em receitas)
5 folhas de hortelã
1 bola de sorvete de creme
1 Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.
Receita da barista Eliana Relvas.

SENSAÇÃO
2 colheres (sopa) de calda de frutas vermelhas
1 dose
1 dose de café expresso
2 bolas de sorvete de morango
Hortelã (para a decoração)
1. Bata na coqueteleira o café expresso com o sorvete de morango. 2. Coloque a calda de frutas vermelhas no fundo da taça de espumante, adicione a mistura e junte a hortelã, para decorar.

CAFÉ CORRETO
1 dose
1 dose de café expresso
1 dose de uísque ou de grappa
1 Em um copo longo, misture muito bem as duas bebidas.

IRLANDÊS
1 dose
2 doses de café expresso
1 dose de uísque
Chantilly; chocolate em pó
1 Coloque em uma taça o café e o uísque. 2. Finalize com o chantilly e, por cima, o chocolate polvilhado.
Receitas do barista Inaldo Alves da Silva, da Cafeera.

Matérias Relacionadas